???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2649
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Guterres, Marcelo Xavier-
dc.creatorBarbosa, Henrique Aquino-
dc.date.accessioned2018-04-05T19:16:06Z-
dc.date.available2018-04-05-
dc.date.available2018-04-05T19:16:06Z-
dc.date.issued2016-06-28-
dc.identifier.citationBARBOSA, Henrique Aquino. Análise da concentração na indústria do transporte aéreo brasileiro. 56 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2649-
dc.description.abstractThe air transport industry both globally and in particular the national is of great importance to the nation of a country with continental dimensions like geographic Brazil. Therefore, this study was to analyze the evolution of the national air transport industry about the prospect of industrial concentration in the period 2001 to 2014. In this timeline, significant changes have occurred in the sector. The study also includes a historical survey of civil aviation in Brazil and the USA. This survey was relevant to demonstrate the importance of the sector for the country. It also provides the basis for understanding the process of flexibility and deregulation that the industry has. Within marketing, the results of concentration calculations obtained through three index (IHH, CR and ID) have shown that we are dealing with a highly concentrated industry with difficulties and challenges to be faced. Commercial operation between companies deserve close monitoring that do not result in harm to the common good. Therefore, the simulation of possible market scenarios is relevant to identify what consequences they might involve users of this service. Finally, it was proposed measures to encourage competition and reducing market concentration, therefore it would progress and strengthening of the sector, bringing benefits to millions of people year after year pass using commercial aviation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectConcentração industrialpt_BR
dc.subjectIndústria do transporte aéreopt_BR
dc.subjectConcorrência no setor aéreopt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectDesregulamentaçãopt_BR
dc.titleAnálise da concentração na indústria do transporte aéreo brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Guterres, Marcelo Xavier-
dc.contributor.referee2Eckhardt, Vanderlei-
dc.contributor.referee3Leitzke, Clever Martins-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoA indústria do transporte aéreo tanto em nível mundial como em especial nacional tem grande importância para uma nação de um país com dimensões geográficas continentais como o Brasil. Portanto, presente trabalho teve com objetivo analisar a evolução da indústria do transporte aéreo nacional sobre a perspectiva da concentração industrial no período de 2001 a 2014. Nesse espaço temporal, significativas mudanças ocorreram no setor. O estudo também contempla uma pesquisa histórica da aviação civil no Brasil e nos EUA. Esse levantamento foi relevante para demonstrar o valor do setor para o país, de fornecer base para o entendimento do processo de flexibilização e desregulamentação que a indústria passou. No âmbito mercadológico, os resultados de cálculos de concentração obtidos por meio de três índices (HHI, CR e ID) mostram que estamos tratando de uma indústria complexa, altamente concentrada e com dificuldades e desafios a serem enfrentados. As operações comerciais entre empresas merecem acompanhamento rigoroso para que não resultem em malefícios ao bem comum. Para tanto, a simulação de possíveis cenários de mercado é relevante para identificar que consequências as mesmas poderão implicar aos usuários do serviço em questão. Por fim, foi sugerido um conjunto de medidas visando incentivar a concorrência e a redução da concentração do mercado, assim, consequentemente o seu fortalecimento trazendo benefícios a milhões de pessoas que ano após anos passam utilizar a aviação comercial como meio de transporte.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Produção

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Henrique Barbosa 2016.pdf511.98 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???