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dc.contributor.advisor1Corrêa, Lúcia Maria Britto-
dc.creatorQuadros, Dênis Moura de-
dc.date.accessioned2018-04-04T13:58:07Z-
dc.date.available2018-04-03-
dc.date.available2018-04-04T13:58:07Z-
dc.date.issued2015-01-19-
dc.identifier.citationQUADROS, Dênis Moura de. Anjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias?. 48 p. . 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2614-
dc.description.abstractEl presente trabajo pretende correlacionar la clasificación de Nelson Rodrigues para sus obras teatrales Anjo Negro (1946) y Senhora dos Afogados (1947) y el estudio del concepto de tragedia por Aristóteles, así como los aspectos de los cambios impuestos en el género a través de los siglos hasta el siglo XXI. Trabajaremos con dos posibilidades de clasificación: la primera es que el autor se apropia de algunos elementos de tragedia griega clásica como las excesivas, el miasma persiguiendo generaciones debido a un error antepasado y la imposibilidad de la conciliación; la segunda es que el autor comprendiendo la tragedia y trágico en su sentido popular clasifica las piezas analizadas como tragedias, ya que les representa personajes apasionados, temas polémicos y desenlace trágico. Por otro lado tenemos a los críticos como George Steiner que entienden que en el mundo contemporáneo, en particular, entró en el dios cristiano, un dios omnisciente y capaz de perdonar, lo que permite la conciliación y no se está realizando el impase de una tragedia griega en dramas post-Cristianismo. Obstante, el análisis de la estructura, el tema, el resultado de las piezas teatrales analizadas y teniendo en cuenta el concepto de tragedia y trágico lato senso puede encuadarse como tragedias.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectTragédia gregapt_BR
dc.subjectTeatro moderno brasileiropt_BR
dc.titleAnjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Corrêa, Lúcia Maria Britto-
dc.contributor.referee2Kelm, Miriam Denise-
dc.contributor.referee3Camargos, Moacir Lopes de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho pretende relacionar a classificação de Nelson Rodrigues para suas peças Anjo Negro (1946) e Senhora dos Afogados (1947) como tragédias e o estudo do conceito de tragédia por Aristóteles, bem como aspectos das alterações impostas ao gênero através dos séculos até o século XXI. Trabalharemos com duas hipóteses para a classificação: a primeira é que o autor apropria-se de alguns elementos da tragédia clássica grega como a desmedida, a miasma que persegue gerações em razão de um erro ancestral e a impossibilidade de conciliação; a segunda é que o autor compreendendo tragédia e trágico em seu sentido popular classifica as peças analisadas como tragédias pelo fato de representar nelas personagens passionais, temas polêmicos e desfecho trágico. Por outro lado temos críticos como George Steiner que entendem que o mundo contemporâneo, em especial, incorporou o deus cristão, um deus onisciente e capaz de perdão, que admite a conciliação não se realizando o impasse de uma tragédia grega nos dramas pós-cristianismo. Contudo, analisando a estrutura, o tema, o desenlace das peças analisadas e levando em consideração o conceito de tragédia e trágico lato senso é possível enquadrá-las como tragédias.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

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