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dc.contributor.advisor1Assumpção, Simone Silva Pires de-
dc.creatorPeralta, Camila da Luz-
dc.date.accessioned2018-03-28T12:38:29Z-
dc.date.available2018-03-26-
dc.date.available2018-03-28T12:38:29Z-
dc.date.issued2015-12-09-
dc.identifier.citationPERALTA, Camila da Luz. Consciência morfológica e alfabetização em língua materna: o impacto da aprendizagem de inglês como língua adicional. 55p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2564-
dc.description.abstractThis work emerged of the question about whether there are benefits from learning English as an additional language in relation to morphological awareness and the literacy process in the mother tongue. The general goal is to analyze the performance of children in their first year of elementary school in a morphological awareness task and English language skills, assessing their implications for literacy in their mother tongue. The methodology developed for this study is composed of two English language skills tests and six tasks on morphological awareness. Moreover, children produced written texts. Based on the Representational Redescription model, by Karmiloff-Smith (1992), and Lorandi and Karmiloff-Smith (2012), the levels of knowledge presented by children were analyzed. Data seem to reveal that there are measurable benefits afforded by learning of English in relation to morphological awareness and literacy in children’s mother tongue.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectConsciência morfológicapt_BR
dc.subjectAprendizagem de inglêspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectModelo de redescrição representacionalpt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.titleConsciência morfológica e alfabetização em língua materna: o impacto da aprendizagem de inglês como língua adicionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso surgiu do questionamento sobre se há benefícios da aprendizagem de inglês como língua adicional em relação à consciência morfológica e ao processo de alfabetização em língua materna. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o desempenho de crianças do 2o ano do ensino fundamental em tarefas de conhecimentos de língua inglesa, avaliando suas implicações para a consciência morfológica a alfabetização em língua materna. Para tanto, a metodologia desenvolvida para este trabalho é composta de dois testes de conhecimento de língua inglesa e seis tarefas de consciência morfológica, além de uma produção escrita por alunos em fase de alfabetização. À luz do Modelo de Resdescrição Representacional, de Karmilloff-Smith (1992) e Lorandi e Karmiloff-Smith (2012), foram analisados níveis de conhecimento de consciência morfológica e de língua inglesa em que as crianças se encontravam. Os dados desta pesquisa parecem revelar que há benefícios mensuráveis propiciados pela aprendizagem de inglês em relação à consciência morfológica e à alfabetização em língua materna.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português

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