???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2449
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pazinato, Maurícius Selvero | - |
dc.creator | Espíndola, Quelen Colman | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-01T15:48:12Z | - |
dc.date.available | 2018-03-01T15:48:12Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-03 | - |
dc.identifier.citation | ESPÍNDOLA, Quelen Colman. Retenção acadêmica nos cursos de licenciatura em Ciência da Natureza da UNIPAMPA . 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito,RS. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2449 | - |
dc.description.abstract | The objective of this study was to investigate the possible factors related to academic retention in undergraduate courses in Nature Sciences (LCN) of the Federal University of Pampa (Unipampa), academic units of Dom Pedrito and Uruguaiana. The study consisted of a field survey which was developed in two stages. In the first one, we identified the curricular components that presented the highest failure rate and enrollment in the year 2016. In the second stage, the retention was investigated with the academics who have already failed and / or locked their enrollments at least, in a component of the course. In order to collect the data, a structured questionnaire with closed questions, multiple choice and affirmations was elaborated. These should be evaluated for their influence on academic retention through a five-degree scale related to personal factors, both internal and external to the institution. From the analyzes by mixed methods, it was identified that the components with the highest index of reprobations and locking of the enrollment in the course of Dom Pedrito were the followng: Universe: Structure and Organic Matter of the Earth, both with 33 cases. For the LCN of the campus of Uruguaiana were the followng: Universe in evolution and structure of matter (32) and Universe in evolution and structure of matter II (22). The main factors that influence academic retention in the two campuses were evidenced: the insufficient training obtained in High School; existence of difficult to understand components; lack of student performance support programs; need to work while attending the course; among others. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Permanência prolongada | pt_BR |
dc.subject | Reprovações e trancamentos | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Prolonged permanence | pt_BR |
dc.subject | Reprocessing and locking | pt_BR |
dc.title | Retenção acadêmica nos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza da UNIPAMPA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo foi investigar os possíveis fatores relacionados à retenção acadêmica nos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) unidades acadêmicas Dom Pedrito e Uruguaiana. O estudo consistiu em uma pesquisa de campo, a qual foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira se identificou as componentes curriculares que apresentaram o maior índice de reprovação e trancamento de matrícula no ano de 2016. Na segunda etapa, a retenção foi investigada junto aos acadêmicos que já reprovaram e/ou trancaram suas matrículas em, no mínimo, uma componente do curso. Para a coleta dos dados foi elaborado um questionário estruturado com perguntas fechadas e de múltipla escolha, além de afirmações com escala de intensidade de cinco graus, relacionadas a fatores pessoais, internos e externos à instituição. A partir das análises por métodos mistos, identificou-se que as componentes que apresentaram o maior índice de reprovações e trancamentos de matrícula para o curso de Dom Pedrito foram: Universo: estrutura e Matéria Orgânica da Terra, ambas com 33 casos. Para a LCN de Uruguaiana foram Universo em evolução e estrutura da matéria (32) e Universo em evolução e estrutura da matéria II (22). Quanto aos principais fatores relacionados à retenção, foram, a frágil formação obtida no Ensino Médio somada à existência de componentes de difícil compreensão, à falta de programas de apoio ao desempenho discente e a necessidade de trabalhar enquanto frequenta o curso, entre outros. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Dom Pedrito | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Ciências da Natureza |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
QUELEN COLMAN ESPÍNDOLA.pdf | QUELEN COLMAN ESPÍNDOLA 2016 | 3.48 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???