???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2443
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Bierhalz, Crisna Daniela Krause-
dc.creatorFonseca, Eril Medeiros da-
dc.date.accessioned2018-03-01T15:46:17Z-
dc.date.available2018-03-01T15:46:17Z-
dc.date.issued2016-06-29-
dc.identifier.citationFONSECA, Eril Medeiros.Articulações entre o ensino de Ciências e a Educação do Campo no município de Dom Pedrito - RS. 2016. 72f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito,RS.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2443-
dc.description.abstractEn este trabajo se analiza la posibilidad de consideración del contexto de campo, de la realidad y de la cultura local en la enseñanza y el aprendizaje de las Ciencias Naturales, en los últimos años de la escuela primaria rural en la ciudad de Dom Pedrito - RS, mediante el análisis los cuadernos de los estudiantes. La investigación se caracteriza como cualitativa y como explicativa desde el punto de vista de sus objetivos. En cuanto a sus procedimientos técnicos es de carácter documental, ya que funciona con el análisis de los cuadernos, que los estudiantes utilizan, en las clases de Ciencias. El análisis de contenido se estructura sobre la base de Bardin (2009). La investigación combina tres conceptos teóricos: Enseñanza de las Ciencias (FONSECA, 2002; CHASSOT, 2011) La Educación Rural (FERNANDES, CERIOLI y CALDART, 2011; FERNANDES, 2006; LUCAS, 2008) y las formas de articulación de la Enseñanza de las Ciencias con el medio ambiente (BRASIL, 1998; MOLINA, 2012). Se encontró que el contenido de la Ciencia se trabajó mecánicamente, con un uso intensivo de los libros de texto, con un predominio de las actividades de responder a esa reproducción directa de las respuestas restringidas a los conceptos estudiados. Durante la investigación no se realiza ninguna prueba concreta de alguna relación entre el contenido de las Ciencias y el contexto local. Sin embargo, es importante tener en cuenta que incluso los libros que revelan gran parte de la rutina de la clase no destacan todo lo que sucede en este espacio, ya que hay momentos que no se pueden registrar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectContexto localpt_BR
dc.subjectEnseñanza de las cienciaspt_BR
dc.subjectLa Educación ruralpt_BR
dc.subjectContexto localpt_BR
dc.titleArticulações entre o ensino de Ciências e a Educação do Campo no município de Dom Pedrito - RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisa a possibilidade de consideração do contexto do campo, realidade e cultura local no processo de ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza, nos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola do campo no município de Dom Pedrito – RS, através da análise dos cadernos dos alunos. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, e do ponto de vista de seus objetivos como explicativa. Em relação aos seus procedimentos técnicos assume caráter documental, pois trabalha com a análise dos cadernos dos alunos utilizados nas aulas de Ciências. A análise de conteúdo é estruturada com base em Bardin (2009). A pesquisa alia três concepções teóricas: Ensino de Ciências (FONSECA, 2002; CHASSOT, 2011), Educação do Campo (FERNANDES, CERIOLI e CALDART, 2011; FERNANDES, 2006; LUCAS, 2008) e formas de articulação do Ensino de Ciências com o meio (BRASIL, 1998; MOLINA, 2012). Constatou-se que os conteúdos de Ciências são trabalhados de forma mecânica, com o uso intensivo do livro didático, havendo uma predominância de atividades de responder, que direcionam a reprodução de respostas restritas aos conceitos estudados. Durante a pesquisa não se percebeu nenhuma evidência concreta de relação entre os conteúdos de Ciências e o contexto local. Porém, é importante ressaltar que mesmo os cadernos revelando grande parte da rotina da sala de aula, não despontam tudo o que ocorre neste espaço, pois há momentos que podem não ser registrados.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ERIL MEDEIROS DA FONSECA.pdfERIL MEDEIROS DA FONSECA 20161.84 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???