???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2438
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Rachel Freitas | - |
dc.creator | Nunes, Fabiana Floor | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-01T15:43:50Z | - |
dc.date.available | 2017-06-28 | - |
dc.date.available | 2018-03-01T15:43:50Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-30 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Fabiana Floor. As concepções do brincar para professoras da educação infantil. 25p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2438 | - |
dc.description.abstract | El presente trabajo de conclusión de curso tienen como objetivo comprender las concepciones que cuatro profesoras de una Escuela Municipal de Educación Infantil – EMEI – de Arroio Grande/RS tiene acerca de la importancia de juegos como parte del proceso educativo. Desde ese punto de vista, por medio de una investigación cualitativa, fueron realizadas entrevistas semiestructuradas con estas profesoras, estando cada una de ellas en un nivel educacional, o sea, guardería, maternal, Pré-a e Pré-b, a fin de percibir de qué manera el jugar es explorado en sus cotidianos junto a los niños de distintas edades. Los autores elegidos para discutir la temática propuesta, son: Vygotsky (1984), Marta Kohl Oliveira (2010), Tizuco Morchida Kishimoto (2005, 2011), Janete R. Moyles (2002, 2006), Vera Barros de Oliveira (2000), Zilma Ramos de Oliveira (2007) y junto con estos autores, Huizinga (1951), Brougère (1981, 1998) y Fromberg (1987), también se llevaron a cabo algunas investigaciones en artículos y monografías con la misma temática. Los datos de las entrevistas se han dividido en dos categorías de análisis: 1) concepciones sobre el jugar y el valor asignado al juego, y 2) el papel desempeñado por los juegos en la educación infantil. Así, este estudio se ha demostrado fundamental para establecer relaciones con los datos recogidos posibilitando una discusión fundamentada en estudios que comprueban la importancia del juego en la vida de los niños. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Professoras | pt_BR |
dc.subject | Chistes | pt_BR |
dc.subject | Los niños | pt_BR |
dc.subject | Educación infantil | pt_BR |
dc.subject | Profesoras | pt_BR |
dc.title | As concepções do brincar para professoras da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pozzobon, Marta Cristina Cezar | - |
dc.contributor.referee2 | Melgares, Tatiane Mena Silveira | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo compreender as concepções que quatro professoras de uma Escola Municipal de Educação Infantil - EMEI - de Arroio Grande/RS têm a respeito da importância da brincadeira como parte do processo educativo. Nesta perspectiva através de uma pesquisa qualitativa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com essas professoras, sendo cada uma delas de um nível educacional, ou seja, berçário, maternal, Pré-a e Pré-b, a fim de perceber de que maneira exploram o brincar em seus cotidianos junto às crianças de diferentes faixas-etárias. Os autores escolhidos para discutir a temática proposta, são: Vygotsky (1984), Marta Kohl Oliveira (2010), Tizuco Morchida Kishimoto (2005, 2011), Janete R. Moyles (2002, 2006), Vera Barros de Oliveira (2000), Zilma Ramos de Oliveira (2007) e juntamente com esses autores, Huizinga (1951), Brougère (1981, 1998) e Fromberg (1987), também foram realizadas algumas pesquisas em artigos, e monografias relacionadas a esta temática. Os dados das entrevistas foram divididas em duas categorias de análise: 1) concepções sobre o brincar, e o valor atribuído à brincadeira, e 2) O papel exercido quando utilizam as brincadeiras no cotidiano da educação infantil. Portanto, este estudo se demonstrou fundamental para estabelecer relações com os dados coletados possibilitando uma discussão embasada em estudos que comprovam a importância da brincadeira na vida da criança. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Pedagogia |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
FabianaFloorNunes2016.pdf | Fabiana Floor Nunes 2016 | 326.81 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???