???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2412
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ourique, Maiane Liana Hatschbach | - |
dc.creator | Caetano, Francisco Carlos da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-27T16:19:44Z | - |
dc.date.available | 2017-10-11 | - |
dc.date.available | 2018-02-27T16:19:44Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-30 | - |
dc.identifier.citation | CAETANO, Francisco Carlos da Silva. Direitos humanos x educação infantil: algumas reflexões no atual contexto educacional nas sete escolas da rede municipal de Educação Infantil de Jaguarão -RS. 28p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2412 | - |
dc.description.abstract | Esta investigación buscó investigar las concepciones de derechos humanos y ciudadanía, presentes en las prácticas pedagógicas de educadores de la Educación Infantil de las siete escuelas de la red municipal de Jaguarão-RS. Es una continuidad a los trabajos de conclusión de la graduación (TCC) y de la Especialización Latu Senso en Psicopedagogía Clínica e Institucional con temas siempre orientados a Educación Infantil. Con un enfoque cualitativo, se hizo una investigación de campo, con la aplicación de un cuestionario semiestructurado, teniendo como principales aportes teóricos: Kramer (1996; 2003; 2011), Bobbio (2000), Sarmento (2001; 2003; 2004), Vygotsky (1989), Dallari (2004), Piaget (1973; 1984). De acuerdo con el análisis de los datos obtenidos en el cuestionario ya la luz de los teóricos, vale resaltar que es posible percibir en las prácticas pedagógicas de los profesores la inserción de los derechos humanos y ciudadanía, a través del establecimiento de límites y reglas convencionales antes de cada tarea o broma, Así como trabajos dirigidos a temas polémicos como afectividad, género, sexualidad, homofobia, bullying, etc. La Educación Infantil tiene con la función principal la formación cultural y social del niño de cero a cinco años de edad. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Derechos humanos | pt_BR |
dc.subject | Educación infantil | pt_BR |
dc.subject | Práctica pedagógica | pt_BR |
dc.title | Direitos humanos x educação infantil: algumas reflexões no atual contexto educacional nas sete escolas da rede municipal de Educação Infantil de Jaguarão -RS | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moura, Patrícia dos Santos | - |
dc.contributor.referee2 | Schumacher, Jane Pereira | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa buscou investigar as concepções de direitos humanos e cidadania presentes nas práticas pedagógicas de educadores da Educação Infantil das sete escolas da rede municipal de Jaguarão-RS. É uma continuidade aos trabalhos de conclusão da graduação (TCC) e da Especialização Latu Senso em Psicopedagogia Clínica e Institucional com temas sempre voltados a Educação Infantil. Com uma abordagem qualitativa, fez-se uma pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário semiestruturado, tendo como principais aportes teóricos: Kramer (1996; 2003; 2011), Bobbio (2000), Sarmento (2001; 2003), Vygotsky (1989), Dallari (2004), Piaget (1973; 1984). De acordo com a análise dos dados obtidos no questionário e nas leituras realizadas como aportes teóricos, é possível perceber nas práticas pedagógicas dos professores a inserção dos direitos humanos e cidadania, através do estabelecimento de limites e regras convencionadas antes de cada tarefa ou brincadeira, assim como trabalhos voltados a temas polêmicos como afetividade, gênero, sexualidade, homofobia, bullying, etc. A Educação Infantil tem com a função principal a formação cultural e social da criança de zero a cinco anos de idade. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
FranciscoCarlosdaSilvaCaetano2017.pdf | Francisco Carlos da Silva Caetano 2017 | 580.28 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???