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dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Simone Barros de | - |
dc.creator | Loureiro, Maria Dal Osto | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-20T12:03:36Z | - |
dc.date.available | 2018-02-20T12:03:36Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-03 | - |
dc.identifier.citation | LOUREIRO, Maria Dal Osto. Impactos da inserção da criança com deficiência no ensino regular. 77p. 2017. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2347 | - |
dc.description.abstract | The trajectory of Brazilian education as a social policy has its visibility in the struggles of society for access, quality and permanence, based on the guiding principles of citizenship that historically includes the "different". The present Work of Conclusion of Course in Social Work has as its objective to problematize the impacts experienced by the disabled child when entering the regular education. The study consists of a bibliographical and documentary research, based on the documents elaborated in the process of Supervised Internship in Social Work aiming to highlight the particularities apprehended during internships I and II. It should be noted that among the main impacts of the inclusion of children with disabilities in regular education are the lack of trained professionals to assist students with disabilities, the structure of schools, exclusion processes that involve (non) acceptance of the public in general, even if access to education is a right for all, a quality education, regardless of the student being disable or not. Based on this scenario, the analysis of information, by way of conclusion, points to the importance of the triad: school, family and child, as necessary in the inclusion process, with a greater emphasis on family and community participation so that the inclusion is indeed a concrete reality. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Crianças deficientes | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Children with Disabilities | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | Impactos da inserção da criança com deficiência no ensino regular | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6087608900823784 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Jocenir de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2 | Correia, Gilvane Belem | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5642573787543596 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2839632655955381 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.description.resumo | A trajetória da educação brasileira enquanto política social tem sua visibilidade nas lutas da sociedade por acesso, qualidade e permanência, com base nos princípios norteadores da cidadania que inclui historicamente os “diferentes”. O presente Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social tem como objetivo problematizar os impactos vivenciados pela criança com deficiência ao ingressar no ensino regular. O estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental, tendo como base os documentos elaborados no processo de Estagio Supervisionado em Serviço Social com vistas a evidenciar as particularidades apreendidas ao longo dos estágios I e II. Ressalta-se que entre os principais impactos da inserção da criança com deficiência no ensino regular, estão a falta de profissionais capacitados para atender os alunos com deficiência, a estrutura das escolas, os processos de exclusão que envolve a (não) aceitação do publico em geral, mesmo sendo o acesso à educação um direito de todos, uma educação com qualidade, independente se for aluno com deficiência ou não. Com base nesse cenário, por meio da análise das informações à guisa de conclusão, aponta-se para a importância da tríade: escola, família e a criança, como necessária no processo de inclusão, dando maior ênfase à participação da família e da comunidade para que a inclusão seja de fato uma realidade concreta. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Borja | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Serviço Social |
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Maria Dal Osto Loureiro.pdf | 704.41 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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