???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2284
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Carneiro, Janaína Viário-
dc.creatorLima, Bianca Maria de-
dc.date.accessioned2018-02-15T12:20:02Z-
dc.date.available2018-02-15T12:20:02Z-
dc.date.issued2016-07-04-
dc.identifier.citationLIMA, Bianca. Ensino de Ciências: temática lâmpada com enfoque CTSA. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito,RS.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2284-
dc.description.abstractThe focus of this work is the Science Education through the theme lamp. The theme chosen proposes intended to assist in the development of skills and competencies in the fields of Physics, Chemistry and Biology, adding science approach, Technology, Society and Environment (CTSA) as a contribution to scientific literacy and providing a critical and reflective perspective for the exercise of citizenship. The CTSA approach brings from a proposed theme, a form of differentiated teaching and contextualized so that there is one decision-making, ie to develop the opinion concerning any matter discussed. In this context, developed by six interventions in a public school of high school in the city of Dom Pedrito, through the theme proposed in the application of methodology Three Pedagogic Moments (Delizoicov; Angotti, 1994). These interventions occurred twenty eight students transcorrendo a workload of nearly thirteen hours activities. The survey data were collected through quantitative and qualitative questionnaires, analyzed by Likert scale (Likert, 1994) and from the students' understanding regarding the proposed theme, respectively. It can be concluded that the related Science Teaching the CTSA approach from using the theme "lamp", brought the role of students in relation to considered very important content for their learning, such as electric current, electrical power, the disposal of lamps, the composition of the same, the calculation of electricity consumption. Moreover, these were motivated by both theoretical activities as demonstrative and / or practices that integrated the natural sciences area contextualizing them with their daily experiences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOficina temáticapt_BR
dc.subjectLâmpadapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectAmbientept_BR
dc.subjectThematic workshoppt_BR
dc.subjectLamppt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectSocietypt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectScience Educationpt_BR
dc.titleEnsino de ciências: temática lâmpada com enforque CTSApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO foco deste trabalho é o Ensino de Ciências por meio da temática lâmpada. A temática escolhida propõe como objetivo auxiliar no desenvolvimento de habilidades e competências nas áreas de Física, Química e Biologia, agregando a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) como forma de contribuição para a alfabetização científica e proporcionando uma perspectiva crítica e reflexiva para o exercício da cidadania. A abordagem CTSA traz a partir de um tema proposto, uma forma de ensino diferenciado e contextualizado fazendo com que haja uma tomada de decisão, ou seja, desenvolver a opinião referente a algum assunto discutido. Neste contexto, desenvolveram-se seis intervenções em uma escola da rede pública de Ensino Médio do município de Dom Pedrito, através do tema proposto com a aplicação da metodologia Três Momentos Pedagógicos (Delizoicov; Angotti, 1994). Essas intervenções ocorreram com vinte oito alunos transcorrendo uma carga horária de quase treze horas de atividades. Os dados da pesquisa foram coletados através de questionários quanti e qualitativos, analisados através da escala Likert (Likert, 1994) e a partir da compreensão dos alunos em relação a temática proposta, respectivamente. Pode-se concluir que o Ensino de Ciências relacionado a abordagem CTSA a partir da utilização da temática “lâmpada”, trouxe o protagonismo dos alunos em relação a conteúdos considerados de suma importância para seu aprendizado, como corrente elétrica, potência elétrica, o descarte das lâmpadas, a composição das mesmas, o cálculo de consumo de energia elétrica. Além disso, estes foram motivados por atividades tanto teóricas quanto demonstrativas e/ou práticas que integraram a área de Ciências da Natureza contextualizando-as com suas vivências diárias.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
BIANCA MARIA DE LIMA.pdfBIANCA MARIA DE LIMA 2016870.39 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???