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dc.contributor.advisor1Pedersen, Jaina Raqueli-
dc.creatorSilva, Aline Lucero da-
dc.date.accessioned2018-02-09T14:15:25Z-
dc.date.available2018-02-09T14:15:25Z-
dc.date.issued2010-12-15-
dc.identifier.citationSILVA, Aline Lucero da. A contribuição do serviço social na diminuição da reincidência do ato infracional cometido por adolescentes no município de São Borja/RS. 73p. 2010. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2246-
dc.description.abstractThis graduation project (TFG) is characterized by an experience of supervised mandatory curriculum in Social Work I and II, accompanied by literature that aims to contextualize the history of the rights of children and adolescents since the early twentieth century to the present day. It is noteworthy that this period has the most current landmarks the promulgation of the Constitution of 1988 and the adoption of the Statute of Children and Adolescents in 1990. This study includes the concept of an offense under the Statute of the Child and Adolescent Measures Socioeducational and its differentiation to children and adolescents, and also a reflection on the context in which adolescents are embedded. Therefore, it is a brief background of Social Services, in order to highlight the main changes and modifications it underwent, highlighting their main features in the current context, especially as regards its contribution to the effectiveness of educational measures with a view to Guaranteeing rights. The work also aims to present the Centre for Defending the Rights of Children and Adolescents in São Borja, the field of completion of compulsory supervised training course in Social Work I and II and foremost, make a theoretical and practice regarding the contribution of social work in meeting the educational measures in an open environment in this institution. It is noteworthy that for this presentation were revisited and reflection documents prepared and presented in the discipline of mandatory Supervised curriculum I and II, such as field diaries, Institutional Analysis, Design and intervention report. With regard to the results obtained during the stage, and more specifically, from the implementation of the project intervention emphasize the reduction of recurrence of the practice of an infraction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAto Infracionalpt_BR
dc.subjectMedidas Socioeducativaspt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.subjectProjeto de Intervençãopt_BR
dc.subjectDireito da criança e do adolescentept_BR
dc.subjectOffensivept_BR
dc.subjectEducational Measurespt_BR
dc.subjectSocial Servicespt_BR
dc.subjectIntervention Projectpt_BR
dc.titleA contribuição do serviço social na diminuição da reincidência do ato infracional cometido por adolescentes no município de São Borja/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4775982843012622pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2603615490605090pt_BR
dc.contributor.referee1Kocourek, Sheila-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3494842729753586pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho Final de Graduação (TFG) caracteriza-se por um relato de experiência de estágio supervisionado curricular obrigatório em Serviço Social I e II, acompanhado de pesquisa bibliográfica que visa contextualizar a trajetória dos direitos da criança e do adolescente desde o início do século XX até os dias atuais. Ressalta-se que esse período mais atual tem como marcos históricos a promulgação da Constituição Federal de 1988 e a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990. O presente estudo traz ainda o conceito de ato infracional segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente bem como das Medidas Socioeducativas, sua diferenciação para criança e adolescente, e ainda uma reflexão quanto ao contexto em que estes adolescentes estão inseridos. Logo, fazse uma breve contextualização do Serviço Social, a fim de evidenciar as principais mudanças e alterações pelas quais passou, dando destaque para as suas principais características no contexto atual, especialmente no que se refere a sua contribuição para a efetivação das medidas socioeducativas numa perspectiva de garantia de direitos. O trabalho também objetiva apresentar o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de São Borja, campo da realização do estágio supervisionado curricular obrigatório em Serviço Social I e II e principalmente, fazer uma reflexão teórico-prática quanto à contribuição do Serviço Social no cumprimento das Medidas Socioeducativas em meio aberto na referida instituição. Destaca-se que para esta apresentação e reflexão foram revisitados os documentos elaborados e apresentados nas disciplinas de Estágio supervisionado curricular obrigatório I e II, como por exemplo, diários de campo, Análise Institucional, projeto de intervenção e relatório. No que se refere aos resultados obtidos durante o processo de estágio, e de forma mais específica, a partir da aplicação do projeto de intervenção ressalta-se a diminuição da reincidência da prática de ato infracional.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Serviço Social

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ALINE LUCERO DA SILVA.pdf317.7 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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