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dc.contributor.advisor1Lima, Francielle de-
dc.creatorKaercher, Ana Paula Pinheiro-
dc.date.accessioned2018-02-09T13:21:00Z-
dc.date.available2017-07-14-
dc.date.available2018-02-09T13:21:00Z-
dc.date.issued2017-06-28-
dc.identifier.citationKAERCHER, Ana Paula Pinheiro. Turismólogo/a mirim pensando a educação para o turismo em Jaguarão/RS. 46p. 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2221-
dc.description.abstractLa educación y el turismo están directamente relacionados, pues posibilitan relaciones sociales entre los participantes, aparte de proporcionar experiencias significativas en que esos sujetos vivencian el mundo y sus posibilidades. En esta dirección, promover acciones de educación para el turismo sobre la óptica cultural, sobre todo para niños y adolescentes, es importante ambas áreas, pues puede despertar una nueva mirada sobre el patrimonio histórico y cultural del municipio, también sobre la preservación además de, todavía estimular la pertenencia y el auto reconocimiento de los envueltos en este contexto. El presente trabajo tiene como objetivo principal crear una propuesta turística y pedagógica, en el cual estudiantes, entre 9 y 10 años, matriculados en 4º año de series iniciales de la enseñanza fundamental, de escuelas de redes municipales y departamentales, puedan tener contacto con conceptos de turismo y conozcan más sobre esa área de actuación profesional y del potencial cultural del municipio de Yaguarón- RS. El foco de la propuesta se justifica por el hecho del municipio ser la referencia en patrimonio histórico y cultural, con más de 800 predios reconocidos por el IPHAN y presentar el primer patrimonio cultural binacional del MERCOSUL el Puente Internacional Barón de Mauá. Aun por la necesidad de un proyecto en escuelas que despierte el interés de la población local en valorizar el patrimonio por medio del Turismo, visto que en la matriz curricular no existe una disciplina volcada para el tema. De naturaleza cualitativa, teniendo como procedimiento técnico la pesquisa bibliográfica este estudio objetiva sensibilizar los profesionales del área de la educación y discentes para las cuestiones del turismo y de la cultura, por medio de una propuesta diferenciada y atractiva, la cual los envueltos tendrán la oportunidad de convertirse en autores de este proceso.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTurismo pedagógicopt_BR
dc.subjectPatrimônio Culturalpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectTurismo pedagógicopt_BR
dc.titleTurismólogo/a mirim pensando a educação para o turismo em Jaguarão/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Farinha, Alessandra Buriol-
dc.contributor.referee2Guimarães, Vera Maria-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA educação e o turismo estão diretamente relacionados, pois possibilitam relações sociais entre os participantes, além de proporcionar experiências significativas em que esses sujeitos vivenciam o mundo e suas possibilidades. Nesta direção, promover ações de educação para o turismo sob a ótica cultural, sobretudo para crianças e adolescentes, é importante para ambas às áreas, pois pode despertar um novo olhar sobre o patrimônio histórico e cultural do município, e também sobre a preservação do mesmo, além de estimular o pertencimento e auto (re) conhecimento dos envolvidos neste contexto. O presente trabalho tem como objetivo principal criar uma proposta turística e pedagógica, na qual estudantes, entre 9 e 10 anos, matriculados no 4º ano das séries iniciais do ensino fundamental, das escolas das redes municipal e estadual, possam ter contato com conceitos de turismo e conheçam mais sobre essa área de atuação profissional e do potencial cultural do município de Jaguarão-RS. O foco da proposta justifica-se pelo fato do município ser referência em patrimônio histórico e cultural, com mais de 800 prédios tombados pelo IPHAN e apresentar o primeiro Patrimônio Cultural binacional do MERCOSUL a Ponte Internacional Barão de Mauá. Ainda, pela necessidade de um projeto na escola que desperte o interesse da população local em valorizar o patrimônio por meio do Turismo, visto que na grade curricular escolar não existe disciplina voltada para o tema. De natureza qualitativa, tendo como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica este estudo objetiva sensibilizar os profissionais da área da educação e discentes para as questões do turismo e da cultura, por meio de uma proposta diferenciada e atrativa, na qual os envolvidos terão a oportunidade de se tornarem agentes desse processo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Gestão do Turismo

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AnaPaulaPinheiroKaercher2017.pdfAna Paula Pinheiro Kaercher 20171.08 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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