???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2197
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Rizzon, Carlos Garcia-
dc.creatorVieira, Suzana De Carvalho Dioscar-
dc.date.accessioned2018-02-06T15:33:18Z-
dc.date.available2016-08-29-
dc.date.available2018-02-06T15:33:18Z-
dc.date.issued2016-08-24-
dc.identifier.citationVIEIRA, Suzana De Carvalho Dioscar. A doma literária da figura do gaúcho. 42p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras – Português/Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2197-
dc.description.abstractEl presente trabajo objetiva trazar una trayectoria de la figura del gaucho en la literatura, comparándola a los procesos de la doma de caballos. Para alcanzar tal propuesta, son seleccionadas tres obras de la literatura argentina: Facundo, de Domingo Faustino Sarmiento; Martín Fierro, de José Hernández; y Don Segundo Sombra, de Ricardo Güiraldes. Para ello, el personaje Facundo, por su índole salvaje, es identificado como un bagual; un potro redomón será el Martín Fierro, una vez que estaría llevado a riendas en versos que revelan conformidades y rebeldías; y Don Segundo Sombra, que despunta experiencia y sabiduría, es un caballo domado, pues está desencillado de violencia. Justamente por ese su carácter, la obra de Ricardo Güiraldes tendrá mayor enfoque en este trabajo. El manunceo teórico que refrenda esta investigación sigue líneas de la literatura comparada, haciendo la aproximación de las obras literarias tomadas como corpus de este trabajo y, en el ahondamiento del análisis, realizando un abordaje interdisciplinar. El enfoque de huellas identitarias del gaucho es desarrollado através de reflexiones presentadas por Pablo Rocca, Antônio Hohlfeldt y Joana Bosak, entre otros, señalando diferentes momentos de la representación literaria de ese personaje gauderio. Junto al referencial crítico, hay el apoyo de las consideraciones de Bayard Bretanha Jacques y Monty Roberts sobre los procesos de doma de los caballos, ejercicio este que posibilita la junción entre hombre y caballo y establece la construcción de centauros que hicieron la historia de la pampa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectGaúchopt_BR
dc.subjectDomapt_BR
dc.subjectPersonagens literáriaspt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectGauchopt_BR
dc.subjectDomapt_BR
dc.subjectPersonajes literariospt_BR
dc.titleA doma literária da figura do gaúchopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Morozo, Luís Fernando da Rosa-
dc.contributor.referee2Nunes, Geise Peres-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva traçar uma trajetória da figura do gaúcho na literatura, comparando-a aos processos da doma de cavalos. Para alcançar tal proposta, são selecionadas três obras da literatura argentina: Facundo, de Domingo Faustino Sarmiento; Martín Fierro, de José Hernández; e Don Segundo Sombra, de Ricardo Güiraldes. Para isso, a personagem Facundo, por sua índole xucra, é identificada como um bagual; um potro redomão será o Martín Fierro, uma vez que estaria rendilhado em versos que revelam conformidades e rebeldias; e Don Segundo Sombra, que desponta experiência e sabedoria, é um cavalo domado, pois está desencilhado de violência. Justamente por esse seu caráter, a obra de Ricardo Güiraldes terá maior enfoque no desenvolvimento deste trabalho. O manunceio teórico que referenda esta investigação segue linhas da literatura comparada, fazendo a aproximação das obras literárias tomadas como corpus deste trabalho e, no aprofundamento das análises, realizando uma abordagem interdisciplinar. O enfoque de marcas identitárias do gaúcho é desenvolvido através de reflexões apresentadas por Pablo Rocca, Antônio Hohlfeldt e Joana Bosak, entre outros, assinalando diferentes estágios da representação literária dessa personagem gaudéria. Junto ao referencial crítico, há o apoio das considerações de Bayard Bretanha Jacques e Monty Roberts sobre os processos de doma dos cavalos, exercício este que possibilita a parceria entre homem e cavalo e estabelece a construção de centauros que fizeram a história do pampa.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
SuzanadeCarvalhoDioscarVieira2016.pdfSuzana De Carvalho Dioscar Vieira 2016821.93 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???