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dc.contributor.advisor1Hartmann, Diego Arthur-
dc.creatorCogo, Lisiani Dalenogare-
dc.date.accessioned2018-01-19T13:20:57Z-
dc.date.available2018-01-19T13:20:57Z-
dc.date.issued2017-11-27-
dc.identifier.citationCOGO, Lisiani Dalenogare. Estudo do comportamento de misturas asfálticas densas modificadas com borracha moída. 90p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2119-
dc.description.abstractThe environmental concern is one of the main factors to justify the growing studies regarding the reuse of waste materials that can be used as an alternative to improve the performance of asphalt coatings. In this context, this research consisted of carrying out laboratory tests to evaluate the behavior of modified asphalt mixtures with the incorporation of 1; 3 and 5% ground rubber.. The rubber incorporation procedure performed, known as the dry process, consists of replacing part of the small aggregate of a reference mixture that uses brita 0, brita 1 and stone powder as aggregates. Initially, the Marshall dosage was performed for the volumetric characterization of the mixtures, followed by two mechanical tests: resilience modulus and tensile strength by diametrical compression. The results of the tests of the mixtures with rubber substitution were analyzed and compared with the conventional mixture, as well as evaluated to the minimum requirements recommended by the norms of the DNIT. According to the values found, lower rubber contents give better results. The mixture with 1% rubber was the one that met the requirements required by the standards and the values found were compatible with other researchers. However, modified asphalt mixtures with ground rubber require higher binder consumption and present lower results when compared to the conventional blend. In spite of this, the technical feasibility for the execution of coatings with the use in small percentages of recycled rubber became evident.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectMistura asfálticapt_BR
dc.subjectBorracha moídapt_BR
dc.subjectEnsaios mecânicospt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.subjectAsphalt mixpt_BR
dc.subjectCrumb rubberpt_BR
dc.subjectMechanical testspt_BR
dc.titleEstudo do comportamento de misturas asfálticas densas modificadas com borracha moídapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Maurício Silveira dos-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoA preocupação ambiental representa um dos principais fatores para justificar os estudos crescentes quanto ao reaproveitamento de materiais inservíveis que possam ser utilizados como alternativa de melhorar o desempenho de revestimentos asfálticos. Nesse contexto, essa pesquisa consistiu em realizar ensaios laboratoriais, para avaliar o comportamento de misturas asfálticas modificadas com a incorporação de 1; 3 e 5% de borracha moída. O procedimento de incorporação de borracha realizado, conhecido como processo seco, consiste na substituição de parte do agregado miúdo de uma mistura de referência que utiliza brita 0, brita 1 e pó de pedra como agregados. Inicialmente, a dosagem Marshall foi realizada para a caracterização volumétrica das misturas, seguida de dois ensaios mecânicos: módulo de resiliência e resistência à tração por compressão diametral. Os resultados dos ensaios das misturas com substituição de borracha foram analisados e comparados com a mistura convencional, bem como avaliados aos requisitos mínimos recomendado pelas normas do DNIT. De acordo com os valores encontrados, menores teores de borracha conferem melhores resultados. A mistura com 1% de borracha foi a que atendeu aos requisitos exigidos pelas normas e os valores encontrados foram compatíveis com outros pesquisadores. Porém, as misturas asfálticas modificadas com borracha moída requerem maior consumo de ligante e apresentam resultados menores, quando comparado à mistura convencional. Apesar disso, ficou evidente a viabilidade técnica para a execução de revestimentos com a utilização, em pequenas porcentagens de borracha reciclada.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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