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dc.contributor.advisor1 | Venquiaruto, Simone Dornelles | - |
dc.creator | Moura, Natália Braga de | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-19T13:16:41Z | - |
dc.date.available | 2018-01-19T13:16:41Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-30 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Natália Braga de. Estudo da viabilidade de substituição parcial do agregado miúdo natural por resíduo de pet na fabricação de concreto leve. 76p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2113 | - |
dc.description.abstract | Civil construction is a sector that consumes a significant amount of natural resources. In this context, it’s necessary to search for alternative materials that make use of the reuse of waste in your production. This work aims the production of a new material that adds the incorporation of the PET residue in the production of lightweight concrete, that is, the production of a concrete that reuses materials, has a low density and that provides satisfactory mechanical and thermal properties. After the trace study, developed three lightweight concretes with expanded clay: reference lightweight concrete containing 100% natural sand, lightweight concrete with partial replacement of 15% of the natural aggregate by recycled aggregate PET and lightweight concrete with partial replacement of 30%. Some physical properties (density, water absorption and void index) and mechanical properties (compressive strength and tensile strength in flexion) were studied. The lightweight concretes reached compressive strength higher than 17 MPa at 28 days, being classified structural lightweight concretes, according to the NBR NM 35 (ABNT, 1995). Through an statistical analysis, mathematically the lightweight concretes have the same compressive strength, however, the values of tensile strength in flexion showed an increase for the concrete with 15% PET replacement. Also was evaluated the thermal conductivity, witch showed satisfactory results when compared to the national standard of thermal performance (NBR 15220/2005). The substitutions showed no loss of thermal performance in relation to the reference concrete. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Concreto leve | pt_BR |
dc.subject | Resíduos | pt_BR |
dc.subject | PET | pt_BR |
dc.subject | Propriedades mecânicas | pt_BR |
dc.subject | Condutividade térmica | pt_BR |
dc.subject | Civil engineering | pt_BR |
dc.subject | Lightweight concrete | pt_BR |
dc.subject | Waste | pt_BR |
dc.subject | Mechanical properties | pt_BR |
dc.subject | Thermal conductivity | pt_BR |
dc.title | Estudo da viabilidade de substituição parcial do agregado miúdo natural por resíduo de pet na fabricação de concreto leve | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.description.resumo | A construção civil é um setor que consome uma quantidade significativa de recursos naturais. Nesse contexto, observa-se a necessidade da busca por materiais alternativos que façam uso do reaproveitamento de resíduos na sua produção. Este trabalho tem como intuito a incorporação do resíduo de PET (politereftalato de etileno) na produção de concretos leves, ou seja, visa a produção de um concreto que reutiliza materiais, possuindo uma baixa densidade e que proporcione propriedades mecânicas e térmicas satisfatórias. Após adaptação de um traço de concreto leve já conhecido, desenvolveram-se três concretos leves com argila expandida: concreto leve de referência, contendo 100% de areia natural, concreto leve com substituição parcial de 15% do agregado miúdo natural por agregado reciclado de PET e concreto leve com substituição parcial de 30%. Foram estudadas algumas propriedades físicas (massa específica, índice de vazios e absorção de água) e mecânicas (resistência à compressão axial e resistência à tração na flexão). Os concretos leves atingiram resistência à compressão superior a 17 MPa aos 28 dias, sendo classificados como concretos leves estruturais, de acordo com a NBR NM 35 (ABNT, 1995). Através de uma análise estatística, concluiu-se que para a resistência à compressão axial, matematicamente os três concretos apresentam mesma resistência, enquanto, para os valores de resistência à tração na flexão observou-se um acréscimo no concreto com substituição de 15% areia de PET. Avaliou-se também a condutividade térmica dos concretos leves, os quais apresentaram resultados satisfatórios quando comparados à norma nacional de desempenho térmico (NBR 15220/2005). As substituições não apresentaram perda de desempenho térmico em relação ao concreto referência. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Alegrete | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Engenharia Civil |
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Natália Braga de Moura - 2017.pdf | 3.21 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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