Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2075
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ramos, José Luis Gonçalves-
dc.creatorGundlach, Edgar Germano Cesar-
dc.date.accessioned2018-01-17T15:42:49Z-
dc.date.available2018-02-12-
dc.date.available2018-01-17T15:42:49Z-
dc.date.issued2017-12-01-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2075-
dc.description.abstractThe digital age has brought about changes in society, including the way of doing business. The Internet has come to be considered the main media used by both individuals and organizations, especially the banking sector, which has grown the most and benefited from the set of changes imposed by this new time. In this sense, this study focused on the banking sector, one of the ones that invest the most in technology to better offer its products and services, through alternative automated channels (CAA), qualify service, strengthen the relationship with its customers, and gain competitive differential . This study investigated - "That there is a relatinship between the use of CAA in the relationship with customers, in the perception of the managers of the banking agencies of Santana do Livramento?" He used the case study method with a qualitative approach of the descriptive type, aiming to answer the question of research. As a data collection instrument, a semi-structured questionnaire was applied to the respondentsmanagers of the six local agencies. And for data analysis, he adopted Content Analysis (CA) techniques based on Bardin (2016). The results found evidenced influences of the use of CAA in the relationship between banks and clients by most agencies (5/6), such as ease of access to products and services by clients, greater provision of services by banks and maximization of service time despite some identified difficulties. The aim of the study was achieved, with the limitations inherent in a case study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCanais alternativos automatizadospt_BR
dc.subjectRelacionamentopt_BR
dc.subjectClientespt_BR
dc.subjectBancospt_BR
dc.subjectAutomated alternative channelspt_BR
dc.subjectRelationshippt_BR
dc.subjectCustomerspt_BR
dc.subjectBankspt_BR
dc.subjectCanales alternativos automatizadospt_BR
dc.subjectRelacionamientopt_BR
dc.titleCanais alternativos automatizados e relacionamento com os clientes: a percepção dos gestores das agências bancárias em santana do livramento-rspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5095027444717366pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9651236261190537pt_BR
dc.contributor.referee1Cassanego Júnior , Paulo Vanderlei-
dc.contributor.referee2Vargas, Katiuscia de Fátima Schiemer-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8916647570922127pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7581727785609073pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMÂNCIO, Milena Ferrari da Cruz. Marketing Digital e as novas ferramentas para atrair o consumidor do séc. XXI. Projeto de Pesquisa de Monografia de conclusão de curso, Curso de Administração, Faculdade Cenecista de Capivari - CNEC, 44 p. 2009. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo/Laurence Bardin; tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. – 3ª reimp. da 1ª edição de 2016 – São Paulo: Edições 70, 2016. CAMPELLO, M. L. C.; COSTA NETO, P. L. O. A qualidade como fator de competitividade dos bancos de varejo no Brasil. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO – SIMPEP, 10, 2003. Bauru: Anais eletrônicos... São Paulo; UNESP, 2003. Disponível em: <http://www.simpep.feb.unesp.br/> Acesso em: 08 abr. 2017. CHOO, Chun W. Gestão da informação para a organização inteligente: a arte de explorar o meio ambiente. Lisboa: Editorial Caminho, 2003. COBRA, Marcos. O novo Marketing. / Marcos Cobra, Roberto Arezzo. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. COSTA FILHO, Bento Alves da., Automação bancária: uma análise sob a ótica do cliente. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, USP, 1996 CRESWELL, Jonh W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto/ Jonh W.Creswell; tradução: Magda Lopes; consultoria, supervisão e revisão técnica: Dirceu da Silva - 3.ed. – Porto Alegre: Artmed, 2010 ______. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens / Jonh W.Creswell; tradução: Sandra Mallmann da Rosa; revisão técnica: Dirceu da Silva. – 3. ed. – Porto Alegre: Penso, 2014. CRUZ, J. M. O. Processo de ensino-aprendizagem na sociedade da informação. Revista Educação e Sociedade, v. 29, n. 105, p. 1023-1042, set./dez. 2008. DALLABRIDA, Jonas Cadore. Resistência dos clientes do Banco do Brasil de Palmeira das Missões ao uso dos canais alternativos de atendimento. Trabalho de conclusão de curso de Pós-Graduação em administração. Rio grande do Sul: UFRGS, 2007 DAVENPORT, Thomaz H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998. DOMENEGHETTI, D.; MEIR, R. Ativos Intangíveis: Como sair do deserto competitivo dos mercados e encontrar um oásis de valor e resultados para a sua empresa. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BANCOS - Pesquisa CIAB FEBRABAN 2012, o setor bancário em números, 20ª edição. 2013. Disponível em < www.febraban.org.br> , Acesso em 10/05/2013. Acesso em 31.03.2017 FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos. Pesquisa Febraban de tecnologia bancária 2014. Disponível em: < https://portal.febraban.org.br/#>. Acesso em: 04 abril de 2017. FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos. Pesquisa Febraban de tecnologia bancária 2017. Disponível em: < https://portal.febraban.org.br/#. >. Acesso em: 25 maio de 2017 FERREIRA, Denis Gomes; SILVA, Márcia Beatriz Ferreira Amaral – Estudo do Nível de Resistencia e Dificuldade dos Clientes do Interior de Minas Gerais ao Uso dos Canais Alternativos de Atendimento Bancário. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia - SEGET, 12, 2015. Belo Horizonte: Anais eletrônicos... Rio de Janeiro; AEDB, 2015. Disponível em: < http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/18722305.pdf>. Acesso: em 07 abr 2017. FLEURY, Maria Tereza Leme; OLIVEIRA JR., Moacir de Miranda (organizadores) / vários autores. Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. 1.ed. – 5. reimpr – São Paulo: Atlas, 2008 FONSECA, Carlos Eduardo Correa da. Tecnologia Bancária no Brasil: uma história de conquistas, uma visão de futuro / Carlos Eduardo Correa, Fernando Meirelles, Eduardo Diniz; 17 coordenação editorial Sonia Penteado : FGVRAE, 2010 – Edição comemorativa dos 20 anos do Ciab FEBRABAN. KOTLER, Philip. Administração de marketing / Philip Kotler, Kevin Lane Keller; tradução Mônica Rosemberg, Brasil Ramos Fernandes, Cláudia Freire; revisão técnica Dilson Gabriel dos Santos. – 12. ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006 MCKENNA, Regis, Marketing de relacionamento, 1999, São Paulo, Publifolha. MENDES, Sérgio Peixoto. Gestão do Conhecimento Individual: A Physis, o Homem, o Conhecimento e a Gestão; Uma Abordagem Filosófica. / Sérgio Peixoto Mendes – Florianópolis: VisualBooks, 2005 MINELLO, I.F. Resiliência e Insucesso Empresarial: Um estudo exploratório sobre o comportamento resiliente e os estilos de enfrentamento do empreendedor em situações de insucesso empresarial, especificamente em casos de descontinuidade do negócio. 2010. 322 f. Tese ( Doutorado em Administração) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. PIRES, P.J.; COSTA FILHO, B.A. O atendimento humano como suporte e incentivo ao uso do autoatendimento em bancos. Revista FAE, Curitiba, v.4, n.1, p.59-67, jan/abr de 2001. PORTER, M.E. A nova era da estratégia. São Paulo: HSM Management, 2000. RAMOS, José Luis Gonçalves. Aprendizagem Empreendedora diante do Insucesso Empresarial: uma perspectiva de empreendedores brasileiros e uruguaios que vivenciaram o fracasso empresarial. UFSM, 2015. Dissertação (Mestrado em Administração), Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, 2015. SALGADO, Lucas Moraes Teixeira. Mobile Banking no contexto das estratégias de Bancarização no Brasil. Trabalho de conclusão de curso de especialização em economia. UNICAMP: Campinas, 2011. STARCK, K.R.; VARVAQUIS, G; DA SILVA, Edna Lucia Os estilos e os modelos de gestão da informação: alternativas para a tomada de decisão. Biblios – Revista de Bibliotecnologia y Ciências de la Información , n.52, 2013, pp. 59-73 Julio Santillán Aldana, ed. Lima, Perú. Disponível em < http://biblios.pitt.edu/ojs/index.php/biblios > Acesso em: 01 jun 2017 SVEIBY, Karl Erik. A nova riqueza das organizações/Karl Erik Sveiby; tradução de Luis Euclydes Trindade Frazão Filho – Rio de Janeiro: Campus, 1998. TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA, Ikujiro. Gestão do Conhecimento. Tradução Ana Thorell. Porto Alegre: Bookman, 2008. TARPANOFF, Kira (Org.). Inteligência, informação e conhecimento. Brasília: IBICT, UNESCO, 2006. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987 VALENTIM, M. L. P. Cultura organizacional e gestão do conhecimento. InfoHome, Londrina, 2003. Disponível em: < http:// www.ofaj.com.br/colunaicgc_mv_0303.html>. Acesso em: 17 abr 2017. ZACHARIAS, M.L.B; FIGUEIREDO, K.F; ALMEIDA, V. M. C. Determinantes da satisfação dos clientes com serviços bancários. RAE-eletrônica (FGV-EAESP/RAE-eletrônica), v. 7, n. 2, Art. 18, jul./dez. 2008. Disponível em: <www.fgv.br/raeeletronica> Acesso em: 19 abr 2017pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA era digital vem provocando mudanças na sociedade, inclusive na maneira de fazer negócios. A internet passou a ser considerada a principal mídia utilizada, tanto por pessoas como por organizações, sendo que o setor de serviços bancários, especialmente, foi o que mais cresceu, e se beneficiou com o conjunto de mudanças impostas por este novo tempo. Nesse sentido, este estudo focou o setor bancário, um dos que mais investe em tecnologia para melhor ofertar seus produtos e serviços, por meio de canais alternativos automatizados (CAA), qualificar o atendimento, fortalecer o relacionamento com seus clientes, e auferir diferencial competitivo. Este estudo investigou – “Que relação existe entre a utilização dos CAA e o relacionamento com os clientes, na percepção dos gestores das agências bancárias de Santana do Livramento?”. Utilizou o método de estudo de caso com abordagem qualitativa do tipo descritiva, visando responder à questão de pesquisa. Como instrumento de coleta de dados, aplicou um questionário semiestruturado aos respondentes-gerentes das seis agências locais. E para análise de dados, adotou técnicas de Análise de Conteúdo (AC) com base em Bardin (2016). Os resultados encontrados evidenciaram influências da utilização dos CAA no relacionamento entre bancos e clientes pela maioria das agências (5/6), como a facilidade de acesso aos produtos e serviços pelos clientes, maior oferta de serviços pelos bancos e a maximização do tempo de atendimento aos clientes, apesar de algumas dificuldades identificadas. O objetivo do estudo foi alcançado, com as limitações inerentes a um estudo de caso.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF Artigo TCC 2017.pdfTCC Edgar Germano Cesar Gundlach450.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.