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dc.contributor.advisor1Lima, Luiz Edgar Araújo-
dc.creatorGuedes, Amanda Nepomuceno-
dc.date.accessioned2017-10-18T12:44:51Z-
dc.date.available2017-08-10-
dc.date.available2017-10-18T12:44:51Z-
dc.date.issued2017-07-12-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2022-
dc.description.abstractThis present research has as mainly goal to understand how is created and what impact the corporate education does in the life of the employees of Sodexo-Porto Alegre, a food production company and service provider. In a more specific way, the research was to identify the technological resources applied in the corporate education, the prevailing methodologies in training were investigated, development and andragogy practices and to verify the satisfaction of the company's employees. Regarding the methodology, a descriptive research was made with qualitative and quantitative approach. The instrument used in the data collection was a structured interview and a quiz. The results pointed that in the current scenario the use of technological resources is absolutely essential to maintain a up-to-date knowledge. The results also shows the use of online and webnar platforms as well as several learning methodologies such as e-learning, blended learning , On the job, face to face, the 70:20:10 based on andragogy method. it was confirmed the employees satisfaction with the programs used for the corporative education and the company as a whole, showing that corporate education offers a different and interesting path to the company, helping them to improve their relationship with their target audience.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectEducação corporativapt_BR
dc.subjectDiferencial competitivopt_BR
dc.subjectCorporate educationpt_BR
dc.subjectCompetitive differentialpt_BR
dc.titleEducação corporativa como diferencial competitivo na empresa Sodexo Porto Alegrept_BR
dc.title.alternativeCorporate education as a competitive differential in the company Sodexo Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Vargas, Katiuscia Schiemer-
dc.contributor.referee2Patias, Tiago Zardin-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo geral compreender como se dá e qual o impacto da educação corporativa nos colaboradores da empresa Sodexo Porto Alegre, uma empresa de gênero alimentício e prestação de serviços. De modo específico buscou-se identificar quais os recursos tecnológicos aplicados na educação corporativa, investigou-se quais as metodologias preponderantes no treinamento, desenvolvimento e praticas andragógicas e verificar a satisfação dos funcionários da empresa. Em relação a metodologia, realizou-se uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa, os instrumentos utilizado na coleta de dados foram, uma entrevista estruturada e um questionário. Na abordagem qualitativa, os resultados apontam a organização dispõe de diversos métodos para auxiliar seus funcionários no aprendizado, tais como, plataformas online e webnar, elearning, blended learningm, face to face, on the job. A abordagem 70:20:10 baseada na andragogia, onde 70% é o aprendizado ligado ao trabalho, 20% através do contato com outras pessoas e 10% na sala de aula ou á distância. Acerca da satisfação dos funcionários, confirmou-se o contentamento com a educação corporativa, o ambiente de trabalho e chefia, apontando insatisfação somente no quesito satisfação com salário e promoções. Contudo fica clara a ideia de que a educação corporativa apresenta um novo caminho para as empresas que buscam se diferenciar das demais, através do desenvolvimento de seus funcionários.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
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