???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1981
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Milani, Alisson Simonetti-
dc.creatorRocha, Raphael Alfredo Diniz-
dc.date.accessioned2017-09-29T23:31:11Z-
dc.date.available2017-09-29T23:31:11Z-
dc.date.issued2017-06-26-
dc.identifier.citationROCHA, Raphael Alfredo Diniz. Análise de tabuleiros de ponte: comparação entre os efeitos causados por um veículo real e o veículo normativo. 72p. 2017. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1981-
dc.description.abstractBy definition, bridges are structures used to overcome natural obstacles and because of its socioeconomic importance and need to associate safety and cost. It’s of great relevance to obtain and compare the efforts of normative vehicle against a real vehicle. For this purpose, two calculation models were used: the standard train of the norm NBR 7188/2013 and a real vehicle. With the help of SAP2000 V12 software, via finite element methods, the analyzes were performed. The results demonstrated the superiority of the normative vehicle as compare to the actual vehicle, but it is important to emphasize the need to distribute the load in determining the efforts and the spacing between the axes of the real vehicle, so that it does no offer significant structural risks to the structure. It is worth noting that the regulatory vehicle is at the limit of its safety.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectTrem-tipopt_BR
dc.subjectCarregamentos em pontes rodoviáriaspt_BR
dc.titleAnálise de tabuleiros de ponte: comparação entre os efeitos causados por um veículo real e o veículo normativopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoPor definição, pontes são estruturas utilizadas para transpor obstáculos naturais e por causa da sua importância socioeconômica e a necessidade de associar segurança-custo. Acaba sendo de grande relevância obter e comparar os esforços de veículo normativo frente a um veículo real. Com esse propósito, utilizou-se dois modelos de cálculo: o trem-tipo da norma NBR 7188/2013 e um veículo real. Com auxílio do software SAP2000 V12, via métodos dos elementos finitos, as análises foram realizadas. Os resultados demonstraram a superioridade do veículo normativo diante do veículo real, porém é importante ressaltar à necessidade da distribuição da carga na determinação dos esforços e do espaçamento entre os eixos do veículo real, para que não ofereça riscos estruturais significativos à estrutura. Vale salientar que o veículo normativo encontra-se no limite de sua segurança.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia Civil

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Raphael Alfredo Diniz Rocha 2017.pdf1.47 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???