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dc.contributor.advisor1França, Mauricio Paz-
dc.creatorPinheiro, Luis Guilherme Pereira-
dc.date.accessioned2017-09-26T21:37:35Z-
dc.date.available2017-09-26T21:37:35Z-
dc.date.issued2017-07-05-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Luis Guilherme Pereira. Projeto do controle de um governador de velocidade para motogeradores diesel para posterior utilização em sistemas embarcados. 90p. 2017. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1918-
dc.description.abstractDiesel motor generators are devices used to generate electricity that can be applied to power distribuition network, in vehicles and equipments. For the electric generator to operate within the frequency of the network it is necessary that diesel engine attached to it operates at constant speed independently of the variation of the electrical load applied. The Governor of Speed is the device responsible for maintaining the engine's operating speed by compensating as shaft load fluctuations through the injected fuel control. Currently the control of the majority of speed governors Is performed mechanically. The proposal of this work is development of Proportional Integral Derivative (PID), and a feedback control in the state space of a speed governor so that it can be inserted in an embedded system. With the application of the PID control the system obtained a response with smooth curve with a overshoot of approximately 12.8% with setting time of 0.78 seconds. In the states space beyond the response curve to be smooth, the povershoot was very small, approximately 0.2% and the setting time of just over 0.5 seconds. Selecting the Arduino as a platform, a C program was developed to perform the PID control of a servomotor, which can later be connected to the acceleration rod of the diesel engine fuel pump.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectMotores a dieselpt_BR
dc.subjectSistemas embarcados (Computadores)pt_BR
dc.subjectMotogeradorespt_BR
dc.subjectMechanical Engineeringpt_BR
dc.subjectDiesel motorpt_BR
dc.subjectEmbedded Systems (Computers)pt_BR
dc.subjectMotor generatorspt_BR
dc.titleProjeto do controle de um governador de velocidade para motogeradores diesel para posterior utilização em sistemas embarcadospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santiago, Gustavo Fuhr-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoOs motogeradores Diesel são equipamentos utilizados para gerar energia elétrica que podem ser aplicados à rede e distribuição de energia, em veículos e equipamentos. Para que o gerador elétrico opere dentro da frequência da rede é necessário que o motor Diesel a ele acoplado opere em velocidade constante independentemente da variação da carga elétrica aplicada. O Governador de velocidade é o equipamento responsável por manter a velocidade de operação do motor suprindo as flutuações de carga no eixo através do controle do combustível injetado. Atualmente o controle da maioria dos governadores de velocidade no mercado é realizado de forma mecânica. A proposta deste trabalho é desenvolver o controle Proporcional Integral Derivativo (PID), e um controle por realimentação no espaço de estados de um govenador de velocidade para que este possa ser inserido em um sistema embarcado. Com a aplicação do controle PID o sistema obteve uma resposta apresentando curva suave com um sobressinal de aproximadamente 12,8% com tempo de acomodação de 0,78 segundos. Já no espaço de estados além da curva de resposta ser suave, o sobressinal foi muito pequeno, de aproximadamente 0,2% e tempo de acomodação de pouco mais de 0,5 segundos. Selecionando o Arduino como plataforma, foi desenvolvido um programa em C para realizar o controle PID de um servomotor, que posteriormente poderá ser ligado à haste de aceleração da bomba de combustível do motor Diesel.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia Mecânica

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LUIS GUILHERME PEREIRA PINHEIRO - 2017.pdf2.03 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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