???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1869
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Melo, Amanda Meincke-
dc.creatorRosa, Lisiane dos Santos da-
dc.date.accessioned2017-09-12T20:16:40Z-
dc.date.available2017-09-12T20:16:40Z-
dc.date.issued2016-12-01-
dc.identifier.citationROSA, Lisiane dos Santos da. Prototipação de um repositório de objetos de aprendizagem para a educação musical inclusiva. 144p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1869-
dc.description.abstractAll public and private schools in Brazil should include Music in their curricular grids as content required for Basic Education. As using digital technologies motivates and evokes in students will of learning and broadening their knowledge, Computing in Education collaborates so that new technologies are developed contributing for the process of teaching and learning and bringing many resources and functionalities. Learning Objects are examples of those resources, making the search for educational materials, by students and teachers, more organized. In this context are the Learning Object Repositories, which store materials for educational purposes so it is possible to find educational materials and resources for different education levels, areas and disciplines. When assessing those repositories, it was realized the number of didactic-musical materials are not expressive. Besides that, there is little or no care regarding accessibility, potentially excluding several users – as students and teachers with disabilities. The literature review also reiterates the need for solutions to the context of Inclusive Music Education. Thus, this final undergraduation project aims at prototyping a learning object repository to contribute to the organization of educational and musical materials for this context. For this purpose, a literature review was carried out and the Usability Engineering was chosen as a reference for the development of theoretical and practical aspects of this work. This work shall to contribute to the organization and the development of accessible educational-musical materials to support teacher planning as well as learning in the context of Inclusive Music Education, providing teachers, trainees and students of Music courses have a broad access to materials needed to the educational process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectUsabilitypt_BR
dc.subjectMusic - Instruction and studypt_BR
dc.titlePrototipação de um repositório de objetos de aprendizagem para a educação musical inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoTodas as escolas públicas e privadas do Brasil devem incluir como conteúdo obrigatório para Educação Básica o ensino de música em suas grades curriculares. Como o uso de tecnologias digitais motiva e desperta nos alunos a vontade de aprender e ampliar seus conhecimentos, a Informática na Educação colabora para que novas tecnologias sejam desenvolvidas, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem e trazendo diversos recursos e funcionalidades. Os Objetos de Aprendizagem (OA) surgem como exemplos desses recursos, tornando a busca por materiais educacionais, tanto por alunos, quanto por professores, mais organizada. Nesse contexto, surgem os repositórios de Objetos de Aprendizagem, que armazenam materiais com fins educacionais, nos quais é possível encontrar materiais e recursos educacionais para diferentes níveis de ensino, áreas e disciplinas. Ao verificar esses repositórios, notou-se que não é expressiva a oferta de materiais didático-musicais. Além disso, há pouco ou nenhum cuidado com questões relacionadas à acessibilidade, apresentando potencial de excluir vários usuários, por exemplo, alunos e professores com deficiência. A revisão de literatura, ainda, reitera a necessidade de serem pensadas soluções para o contexto da Educação Musical Inclusiva. Portanto, este trabalho tem como objetivo prototipar um repositório de Objetos de Aprendizagem acessível que contribua à organização de materiais didático-musicais para esse contexto. Para tal fim, foi realizada uma revisão de literatura e escolhida a Engenharia de Usabilidade como referência para o desenvolvimento dos aspectos teóricos e práticos deste trabalho. Com os resultados, procura-se contribuir para a organização e desenvolvimento de materiais didático-musicais acessíveis que apoiem o planejamento docente e a aprendizagem no contexto da Educação Musical Inclusiva, proporcionando que professores, estagiários e alunos de cursos de música tenham amplo acesso aos materiais necessários para o processo educacional.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Ciência da Computação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Prototipação de um repositório de objetos de aprendizagem para a educação musical inclusiva.pdf6.03 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???