Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1802
Tipo: Monografia de Especialização
Título : Software livre aplicado ao ensino de números complexos
Autor(es): Gomes, Maurício Brasil
Primeiro Orientador: Vieira, Vanessa Gindri
Coorientador: Noguti, Fabiane Cristina Höpner
Resumo: Este trabalho monográfico versa sobre o ensino do conteúdo matemático números complexos: suas propriedades e operações básicas. Trata-se de uma pesquisa exploratória, cujo problema foi identificar qual a contribuição que o uso de um software livre traz para o ensino de números complexos. O campo de pesquisa foi uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de ensino. O estudo teve por objetivo facilitar o ensino de números complexos, com a utilização de um software de apoio. Justifica-se a escolha desse tema porque durante a realização de práticas pedagógicas e de entrevistas realizadas com alunos ingressantes nos cursos de graduação da Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, verificou-se grande dificuldade no ensino aprendizagem do conteúdo em questão. A investigação caminhou em dois sentidos: inicialmente, o conteúdo foi exposto por meio da metodologia tradicional, em sala de aula. Em um segundo momento, propôs-se o ensino com auxílio da tecnologia, por meio do software livre Números Complexos, no laboratório de informática. Após a implementação desta proposta de ensino, constatou-se que o software utilizado viabiliza a aprendizagem significativa do conteúdo números complexos, possibilitando melhor visualização gráfica e reforçando conceitos já trabalhados em sala de aula, porém o uso da tecnologia não substitui totalmente a apresentação prévia do conteúdo em uma metodologia expositiva.
Resumen : This monograph deals with the teaching of mathematical content complex numbers: basic properties and operations. This is an exploratory survey, whose problem was to identify what contribution the use of a free software brings to the teaching of complex numbers. The field research was a class of third year of high school in a public school. The study aimed to facilitate the teaching of complex numbers, with the use of a software support. Justifies the choice of this theme because during the course of educational practices and interviews with new students in undergraduate courses at the Federal University of Pampa, Campus Alegrete, there was great difficulty in teaching and learning of the content in question. Research walked in two senses: first, the contents were exposed through the traditional method in the classroom. In a second step, it was proposed to aid the teaching of technology, through the free software Complex Numbers in the computer lab. After implementation of the proposed school, it was found that the software used enables the meaningful learning of the content of complex numbers, enabling better visualization and graphics reinforce concepts already worked in the classroom, but the use of technology does not completely replace the prior presentation of content in a methodology exhibition.
Palabras clave : Matemática
Ensino médio
Números complexos
Software livre
Educação
Mathematics
Secondary education
Complex numbers
Free software
Education
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
Citación : GOMES, Maurício Brasil. Software livre aplicado ao ensino de números complexos. 82p. 2011. Monografia (Especialização em Tecnologia no ensino de Matemática) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1802
Fecha de publicación : 30-nov-2011
Aparece en las colecciones: Especialização em Tecnologia no Ensino de Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Software livre aplicado ao ensino de números complexos.pdf1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.