Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1591
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Amanda Meincke-
dc.creatorFialho, Guilherme Lerina-
dc.date.accessioned2017-06-06T14:17:10Z-
dc.date.available2017-06-06T14:17:10Z-
dc.date.issued2014-03-25-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1591-
dc.description.abstractAccessibility is a requirement for ensuring inclusive educational environments. This is confirmed by the International Convention on the Rights of Persons with Disabilities (Brazilian Decree 6.949/2009). E-learning environments, which have been used in Universities to support face-to-face and distance learning activities, shall themselves be accessible and promote the accessibility of the content they organize. To do so they shall also observe Universal Design and offer compatibility to assistive technologies, for instance, by compliance to accessibility recommendations. In this context, this work proposes improvements regarding accessibility to UNIPAMPA elearning environment, through recommendations to IT professionals and professors, who are in charge of publishing materials. To develop this research, we conducted a Case Study at UNIPAMPA to explore, through an online survey, what teachers from the University know about accessibility and what they do to promote it when publishing educational materials at MOODLE. Furthermore, web pages of the institutional e-learning environment were reviewed using as reference the e-Gov Brazilian Model of Accessibility (e-MAG 3.0). We discovered that professors do not know very well how to do to promote accessibility to people with disabilities in the materials they produce. The review on the MOODLE environment helped us to identify non-conformities with the e-MAG 3.0. As a result of this work, we propose recommendations with the aim at supporting teachers in publishing accessible educational materials and to guide the maintenance of an accessible MOODLE at UNIPAMPA.en
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComputer scienceen
dc.subjectE-learning environmenten
dc.subjectUniversal designen
dc.subjectAssistive technologiesen
dc.subjectMOODLEen
dc.subjectCiência da computação-
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagem-
dc.titleAcessibilidade web em Ambiente Virtual de Aprendizagem: um estudo de caso na UNIPAMPApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
dc.description.resumoAcessibilidade é um requisito para a garantia de ambientes educacionais inclusivos, o que é ratificado pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto 6.949/2009). Ambientes virtuais de aprendizagem, utilizados em Universidades para apoio ao ensino presencial e a distância, devem ser eles mesmos acessíveis e promover a acessibilidade dos conteúdos que organizam. Para isso devem atender aos princípios do Desenho Universal e oferecer compatibilidade com recursos de Tecnologias Assistiva, por exemplo, pela aplicação de recomendações de acessibilidade. Nesse contexto, o trabalho tem como proposta a promoção da acessibilidade do ambiente de aprendizagem virtual da UNIPAMPA, orientando técnicos de informática na manutenção do ambiente MOODLE e docentes na publicação de materiais. Para isso, desenvolveu-se um Estudo de Caso na UNIPAMPA para investigar, através de um questionário online, o que docentes da Universidade conhecem sobre acessibilidade e colocam em prática na publicação de materiais educacionais no ambiente MOODLE Institucional. Além disso, utilizando-se como referência o Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG 3.0), verificou-se como a acessibilidade tem sido contemplada no ambiente virtual. Constataram-se limitações por parte dos professores em disponibilizar seus materiais de forma acessível, por desconhecerem como promover a acessibilidade para pessoas com deficiência. A avaliação conduzida sobre o ambiente MOODLE auxiliou a identificar inconformidades com o e-MAG 3.0. Como resultado deste trabalho, propõem-se recomendações com o objetivo de apoiar docentes na publicação de materiais acessíveis e de orientar a manutenção de um ambiente virtual de aprendizagem que maximize a acessibilidade a cada um de seus usuários.pt_BR
dc.subject.keyworde-MAG 3.0pt_BR
dc.subject.keywordDesenho universalpt_BR
dc.subject.keywordTecnologia assistivapt_BR
dc.subject.keywordAcessibilidadept_BR
dc.rights.licenceAcesso Abertopt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegrete-
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Acessibilidade Web em Ambiente Virtual de Aprendizagem - um estudo de caso na UNIPAMPA.pdf835.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons