???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1506
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Folmer, Vanderlei-
dc.creatorSoares, Emerson de Lima-
dc.date.accessioned2017-05-25T17:36:02Z-
dc.date.available2017-05-25T17:36:02Z-
dc.date.issued2015-07-03-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1506-
dc.description.abstractEste trabalho descreve os resultados de uma atividade lúdica desenvolvida com 53 alunos de uma escola da Rede Pública da cidade de Uruguaiana/RS. O foco principal da pesquisa foi avaliar a contribuição das atividades lúdicas no processo de Ensino aprendizagem na área de Ciências da Natureza. Para tanto, trabalhamos com duas turmas de 8ª série que foram denominadas de turma “A” e “B”, na turma “A” utilizamos a metodologia “tradicional”, com aulas expositivas e o uso do livro didático adotado pela escola. Na turma “B”desenvolvemos atividades lúdicas, utilizamos analogias e criamos maquetes de modelos atômicos. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de pré e pós-teste com perguntas relacionadas ao estudo das teorias atômicas, assim, utilizamos perguntas norteadoras para compilar os dados. Os resultados demonstram que o rendimento da turma “B”, em que as aulas foram diferenciadas foi consideravelmente superior a Turma “A”. Com a pesquisa concluímos ainda que, as atividades lúdicas aumentam o interesse dos alunos, a sociabilidade e são uma excelente ferramenta no auxilio ao docente.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the results of a ludic activity developed with 53 students of a public school in Uruguaiana/RS. The main focus of this research was evaluating the ludic activities contribution to the learning process on Natural Science field. In order to develop this research, we worked on two eighth-grade classes that were determined classes “A” and “B”; on class “A” we used the “traditional” teaching methodology, with lectures and the science book adopted by the school. On class “B” we developed ludic activities, used analogies and scale models of atomic models. The data was collected through the application of pre and post quizzes with questions related to atomic theories, so, we used guiding questions in order to collect data. The results show that in class “B”, in which the classes were differentiated, the incoming was substantially higher than in class “A”. The results of this research bring us to conclude that the ludic activities are great guiding tools for teachers and also increased the students‟ interest and sociability.en
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModelos Atômicospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectFudamental Teachingen
dc.subjectScience of natureen
dc.titleA presença do lúdico no ensino dos modelos atômicos e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dcterms.titleThe ludic presence on teaching process of atomic models and its contribution on the teaching-learning processen
dc.subject.keywordCiências da Naturezapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.vcpsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.rights.licenceAcesso Abertopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Emerson Soares Lima.pdf580.09 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons