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dc.contributor.advisor1Souza, Marco Aurélio Alves de-
dc.creatorCopceski, Rudinei-
dc.date.accessioned2017-05-19T17:38:07Z-
dc.date.available2017-05-19T17:38:07Z-
dc.date.issued2016-12-13-
dc.identifier.citationCOPCESKI, Rudinei. Estudo da margem e markup na comercialização do peixe nativo na cidade de Uruguaiana/RS. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Aquicultura) Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1499-
dc.description.abstractThe objective of this study was to analyze the margins and marketing markup of three native fish species caught in the uruguay river and commercialized in the city of Uruguaiana / RS, the leporinus sp, the prochilodus lineatus and the hoplias malabaricus in the semi-direct marketing channel with the participation of the intermediary. For this work, average prices of each species were obtained through researches carried out with professional fishermen from fishermen's associations and fishermen's colony z9 between 2014, 2015 and 2016, regarding the price charged per (kg) of fish by the segments of the semi-direct commercialization channel in the Lenten period and in the holy week itself, the period of greatest consumption and commercialization of these species. The results of the marketing margin reveal the participation of each segment in the price paid by the consumer, so that among the species worked in the years surveyed the participation for fishermen, considering that there is a cost in the capture, the results indicate that fishermen are having difficulty covering the their cost of production, consequently causing a low profitability, the intermediaries already obtained a greater participation in the price paid by the consumers, operating with a good margin of profit, to be seen, its increase in the price of the fish paid to the fisherman and received by the supermarket, which end up burdening the price of the fish and making it more expensive for the final consumer. On the other hand, the supermarket, the last link of the commercialization channel studied, presented a margin of commercialization inferior to the intermediate one, but it is possible to affirm that this segment obtains financial gain in the process of commercialization of the fish, as well as the intermediaries added an increase in the price of fish. In this way, this work contributes with relevant information about the marketing channel with the presence of the intermediary, through the evolution of margin and markup in the commercialization of the native fish caught by the artisanal fisherman, and also for the understanding of the formation of this price along the productive chain until the final consumer.en
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleEstudo da margem e markup na comercialização do peixe nativo na cidade de Uruguaiana/RSpt_BR
dc.title.alternativeMargin and markup study in the marketing of native fish in the city of Uruguaiana / RSen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dcterms.subjectPiscicultureen
dcterms.subjectFishen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS-
dc.description.resumoO estudo teve por objetivo, analisar as margens e markup de comercialização de três espécies de peixe nativas, capturadas no rio Uruguai e comercializadas na cidade de Uruguaiana/RS, a piava (Leporinus sp), o grumatã (Prochilodus lineatus) e a Traíra (Hoplias malabaricus) no canal de comercialização semi-direto com a participação do intermediário. Utilizou-se para este trabalho, médias de preços de cada espécie, obtidas através de pesquisas realizadas com pescadores profissionais das associações de pescadores e da colônia de pescadores Z9 entre os anos de 2014, 2015 e 2016, referente ao preço cobrado por quilo (Kg) de peixe pelos segmentos do canal de comercialização semi-direto no período da Quaresma e na própria Semana Santa, época de maior consumo e comercialização dessas referidas espécies. Os resultados da margem de comercialização revelam a participação de cada segmento no preço pago pelo consumidor, assim dentre as espécies trabalhadas nos anos pesquisados a participação para pescador, considerando que existe custo na captura, os resultados indicam que os pescadores estão tendo dificuldade de cobrir o seu custo de produção, consequentemente ocasionando uma lucratividade baixa, já os intermediários obtiveram maior participação no preço pago pelos consumidores, operando com uma boa margem de lucro, seja visto, seu acréscimo no preço do pescado pago ao pescador e recebido pelo supermercado, o que acaba onerando o preço do pescado e encarecendo-o para o consumidor final. Por sua vez, o supermercado, último elo do canal de comercialização estudado, apresentou de modo geral uma margem de comercialização inferior ao intermediário, mas é possível afirmar que esse segmento consegue obter ganho financeiro no processo de comercialização do pescado, pois assim como os intermediários acrescentou aumento do preço do pescado. Desta forma esse trabalho contribui com informações relevantes sobre o canal de comercialização com a presença do intermediário, através da evolução da margem e markup na comercialização do pescado nativo capturado pelo pescador artesanal, e também para o entendimento da formação deste preço junto à cadeia produtiva até o consumidor final.pt_BR
dc.subject.keywordAquiculturapt_BR
dc.subject.keywordPisciculturapt_BR
dc.rights.licenceAcesso Abertopt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaiana-
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Aquicultura

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