???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1440
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.creatorRosa, Taynara Oliveira da-
dc.date.accessioned2017-04-11T19:23:35Z-
dc.date.available2017-04-11T19:23:35Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationROSA, Taynara Oliveira da. Potenciação e radiciação: contribuições dos jogos no ensino médio. 2016. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1440-
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.titlePotenciação e radiciação: contribuições dos jogos no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é resultado de uma investigação sobre a potencialidade do uso de jogos matemáticos para a aprendizagem de potenciação e radiciação por alunos do primeiro ano do Ensino Médio. O referencial teórico baseou-se em trabalhos sobre as contribuições do uso de jogos no ensino de Matemática. A investigação foi realizada durante o estágio supervisionado no componente curricular Cotidiano da Escola: Grupo de Estudos Orientados (GEO), em uma turma de dezesseis alunos de uma escola pública de Caçapava do Sul, RS. Os dados foram reunidos a partir de instrumentos como: registros em um diário de bordo, atividades realizadas pelos alunos e fotos. Esses dados foram analisados qualitativamente. Os resultados dessa pesquisa mostram que os alunos encontravam dificuldades em compreender conceitos como a multiplicação e divisão entre potências de mesma base, cálculo de potências com expoente ou base negativas, potência de potência, potência com expoente fracionário, raízes quadradas não exatas e raízes com índice maior que dois. Foi possível verificar que, após a aplicação dos cinco jogos propostos, houve uma melhora na compreensão dos sujeitos desta pesquisa em relação aos conteúdos de potenciação e radiciação.pt_BR
dc.subject.keywordPotênciaspt_BR
dc.subject.keywordRadiciaçãopt_BR
dc.subject.keywordJogos matemáticospt_BR
dc.subject.vcpsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.rights.licenceAcesso Abertopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Potenciação e radiciação contribuições dos jogos no ensino médio.pdf1.25 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???