???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1409
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.creatorSilva, Paulo Cesar Marques da-
dc.date.accessioned2017-04-07T14:31:39Z-
dc.date.available2017-04-07T14:31:39Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Paulo Cesar Marques da.Teorema de Tales: uma unidade didática para o ensino médio. 2016. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1409-
dc.description.abstractEste trabalho relata e analisa a aplicação de uma Unidade Didática (UD) sobre o Teorema de Tales, tendo como objetivo ampliar a compreensão de alunos do Ensino Médio sobre proporcionalidade e semelhança de triângulos. A UD desenvolvida a partir dos Três Momentos Pedagógicos foi aplicada em uma turma do 2º ano de Ensino Médio de uma escola estadual, no município de Caçapava do Sul/RS. A pesquisa foi de cunho qualitativo e os dados analisados foram obtidos a partir das respostas dos alunos ao questionário proposto na problematização inicial e de resumos elaborados por eles ao final da aplicação da UD. A análise dos dados foi orientada pela Análise Textual Discursiva (ATD), a partir de três categorias: (i) História da Matemática, (ii) Compreensão do Teorema de Tales e (iii) Aplicações Cotidianas. Destaca-se a potencialidade e a relevância da abordagem de conteúdos matemáticos a partir de UD’s para a construção de uma aprendizagem significativa por parte dos alunos, bem como a importância da valorização dos conhecimentos prévios dos alunos e o destaque à aplicações cotidianas dos conteúdos.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.titleTeorema de Tales: uma unidade didática para o ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subject.keywordTeorema de Talespt_BR
dc.subject.keywordUnidade didáticapt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.rights.licenceAcesso Abertopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Teorema de tales uma unidade didática para o ensino médio.pdf654.64 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???