???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1409
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Paulo Cesar Marques da | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-07T14:31:39Z | - |
dc.date.available | 2017-04-07T14:31:39Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Paulo Cesar Marques da.Teorema de Tales: uma unidade didática para o ensino médio. 2016. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1409 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho relata e analisa a aplicação de uma Unidade Didática (UD) sobre o Teorema de Tales, tendo como objetivo ampliar a compreensão de alunos do Ensino Médio sobre proporcionalidade e semelhança de triângulos. A UD desenvolvida a partir dos Três Momentos Pedagógicos foi aplicada em uma turma do 2º ano de Ensino Médio de uma escola estadual, no município de Caçapava do Sul/RS. A pesquisa foi de cunho qualitativo e os dados analisados foram obtidos a partir das respostas dos alunos ao questionário proposto na problematização inicial e de resumos elaborados por eles ao final da aplicação da UD. A análise dos dados foi orientada pela Análise Textual Discursiva (ATD), a partir de três categorias: (i) História da Matemática, (ii) Compreensão do Teorema de Tales e (iii) Aplicações Cotidianas. Destaca-se a potencialidade e a relevância da abordagem de conteúdos matemáticos a partir de UD’s para a construção de uma aprendizagem significativa por parte dos alunos, bem como a importância da valorização dos conhecimentos prévios dos alunos e o destaque à aplicações cotidianas dos conteúdos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.title | Teorema de Tales: uma unidade didática para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teorema de Tales | pt_BR |
dc.subject.keyword | Unidade didática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.rights.licence | Acesso Aberto | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Ciências Exatas |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Teorema de tales uma unidade didática para o ensino médio.pdf | 654.64 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???