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dc.contributor.advisor1Lindemann, Renata Hernandez-
dc.creatorFigaro, Anajara Kaczmareck-
dc.date.accessioned2017-03-10T17:20:16Z-
dc.date.available2017-03-10T17:20:16Z-
dc.date.issued2015-05-08-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1245-
dc.description.abstractThis work investigates the implementation of a teaching sequence and monitoring of learning of some chemical content using the theme medicinal plants and research in the classroom, developed within the curriculum components of Chemistry and Integrated Seminar. The use of medicinal plants has followed the evolution of human beings throughout history and this knowledge were transformed and passed on from generation to generation. What started probably empirically, today won the backing of science through research that seek their evidence and is recognized by the Ministry of Health. The theme enables value the popular knowledge of the students, which contributes to the construction of educational practice. Through the rescue and recovery of some popular knowledge in the classroom articulating in context and interdisciplinary way, approaching the teaching of chemistry with the reality of students, so that it ceases to be configured as an abstract knowledge. Within this design were developed activities to contribute to the learning of Chemistry and civic education of the students. The diversification of teaching strategies adopted favored the understanding of the content covered and representational language structures within the Organic Chemistry. With the analysis throughout this research can be seen on the part of students, an appropriation of concepts and related chemical terms, as well as some of the attitudes that shape new knowledge, showing the thematic contribution to the context of basic education, both in development of educational content and in search of the student, which gives it greater autonomy in the search for information.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectResearch in the classroomen
dc.subjectPopular knowledgeen
dc.subjectMedicinal plantsen
dc.subjectEnsino de química-
dc.subjectPesquisa em sala de aula-
dc.subjectSaberes populares-
dc.subjectPlantas medicinais-
dc.titleO ensino de química e seminário integrado: valorizando a pesquisa do estudante a respeito dos saberes populares das plantas medicinaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS-
dc.description.resumoEste trabalho investigou a implementação de uma sequência de ensino e o acompanhamento de aprendizagens de alguns conteúdos de Química utilizando a temática Plantas medicinais e a pesquisa em sala de aula, desenvolvida dentro das componentes curriculares de Química e Seminário Integrado. O uso das Plantas Medicinais tem acompanhado a evolução do ser humano ao longo da história e esses conhecimentos foram transformados e repassados de geração em geração. O que começou, provavelmente de forma empírica, hoje ganha o respaldo da ciência através das pesquisas que buscam sua comprovação e tem o reconhecimento pelo Ministério da Saúde. A temática possibilita valorizar os saberes populares dos estudantes, o que colabora com a construção da prática educativa. Através do resgate e valorização de alguns saberes populares em sala de aula articulando de forma contextualizada e interdisciplinar, aproxima-se o ensino de Química com a realidade dos estudantes, para que este deixe de se configurar como um conhecimento abstrato. Dentro dessa concepção desenvolveram-se atividades para contribuir com a aprendizagem de Química e com a formação cidadã dos alunos. A diversificação das estratégias didáticas adotadas favoreceram a compreensão dos conteúdos abordados e da linguagem representacional das estruturas dentro da Química Orgânica. Com a análise ao longo desta pesquisa, pode-se perceber, por parte dos estudantes, uma apropriação de conceitos e termos químicos relacionados, bem como algumas atitudes que configuram novos saberes, mostrando a contribuição da temática para o contexto da educação básica, tanto no desenvolvimento dos conteúdos escolares como na pesquisa do aluno, o que lhe confere maior autonomia na busca por informações.pt_BR
dc.rights.licenceAcesso Abertopt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagé-
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

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ANAJARA FIGARO_DISSERTAÇÃO.pdfDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Fundação Universidade Federal do Pampa como requisito parcial para a obtenção do Título de Mestre Profissional em Ensino de Ciências3.7 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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