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dc.contributor.advisor1Troian, Alessandra-
dc.creatorBudde, Heidi Maria Souza-
dc.date.accessioned2017-02-23T15:34:01Z-
dc.date.available2017-02-23T15:34:01Z-
dc.date.issued2016-12-06-
dc.identifier.citationBUDDE, Heidi Maria Souza.A inovação e o desenvolvimento da agricultura familiar: uma análise a partir do mercado de alimentos orgânicos. Santana do Livramento: Unipampa, 2016.-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1114-
dc.description.abstractInnovation was responsible for the development of capitalism, based on new production techniques or the emergence of new markets, combined with agriculture and organic production, which uses new production techniques and adopts technologies. A theme that over the years is becoming frequent, which is the increased demand for food with a smaller amount of pesticides and therefore, healthier than organic foods. In the last decades, this increase in the demand and the insertion of the familiar farmers in this market, in this sense, the objective research has been to analyze the organic food market in the familiar agriculture of Rio Grande do Sul in order to verify if it is configured as an innovation. Secondary objectives are: a) To present the theoretical approaches of innovation in agriculture; B) Characterize family agriculture and the market and organic foods; C) To identify the markets accessed by family farms that produce organic crops in Rio Grande do Sul. The methodological procedure used was the analytical method, which aims to know the phenomenon that gives rise to the general problems or are explanatory of them. The research is classified as qualitative, based on bibliographic research. As a result, it should be noted that family farmers have over the years carried out an adaptation and transformation for their maintenance in the field, using new techniques and entering new markets for the flow of production, such as those analyzed in this field. Study, short chains, institutional markets and marketing in super and hypermarkets. In this sense, family farmers are not innovative when producing organic food, however, they are in improving production, using incremental innovation, which generates an increase in productivity and quality of these foods.en
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEconomy: Brazilen
dc.subjectAgricultural marketen
dc.subjectOrganic fooden
dc.subjectFamily farmingen
dc.subjectInnovationen
dc.titleA inovação e o desenvolvimento da agricultura familiar: uma análise a partir do mercado de alimentos orgânicospt_BR
dc.titleThe innovation and development of family agriculture: an analysis from the organic food marketen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA inovação foi responsável pelo desenvolvimento do capitalismo, a partir de novas técnicas de produção ou pelo surgimento de novos mercados, aliada à agricultura e produção orgânica, a qual utiliza novas técnicas de produção e realiza a adoção de tecnologias, o presente estudo versa sobre um tema que com o passar dos anos está se tornando frequente, que é o aumento da demanda por alimentos com uma menor quantidade de agrotóxicos e, portanto, mais saudáveis, que são os alimentos orgânicos. Nas últimas décadas tem-se deparado com esse aumento da demanda e a inserção dos agricultores familiares neste mercado, neste sentido, a pesquisa objetiva analisar o mercado de alimentos orgânicos na agricultura familiar do Rio Grande do Sul de modo a verificar se esse se configura como uma inovação. Como objetivos secundários, tem-se: a) Apresentar as abordagens teóricas da inovação na agricultura; b) Caracterizar a agricultura familiar e o mercado e alimentos orgânicos; c) Identificar os mercados acessados pela agricultura familiar produtora de orgânicos no Rio Grande do Sul. Para tanto, o procedimento metodológico utilizado foi o método analítico, o qual visa conhecer os fenômenos que originam os problemas gerais, ou que deles sejam explicativos. A pesquisa se classifica como qualitativa, a partir da pesquisa bibliográfica. Como resultados destacam-se que os agricultores familiares vêm ao longo dos anos realizando uma adaptação e transformação para a sua manutenção no campo, utilizando-se de novas técnicas e inserindose em novos mercados para o escoamento da produção, como os analisados neste estudo, as cadeias curtas, os mercados institucionais e a comercialização em super e hipermercados. Neste sentido, os agricultores familiares não são inovadores ao produzir alimentos orgânicos, no entanto, fazem uso da inovação para auxiliar na melhoria da produção, utilizando-se da inovação incremental, a qual gera um aumento da produtividade e qualidade desses alimentos.pt_BR
dc.subject.keywordEconomia: Brasilpt_BR
dc.subject.keywordAlimentos orgânicospt_BR
dc.subject.keywordAgricultura familiarpt_BR
dc.subject.keywordInovaçãopt_BR
dc.rights.licenceAcesso Abertopt_BR
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