???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1036
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.creator | Bolzan, Ellen Cristine Vivian Mendes Marques | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T13:27:29Z | - |
dc.date.available | 2017-02-14T13:27:29Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1036 | - |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.title | Resolução de problemas como proposta para o ensino e aprendizagem de física moderna e contemporânea no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho discute o contexto epistêmico e pedagógico sobre o ensino e aprendizagem de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio, considerando a metodologia de Resolução de Problemas. A investigação objetiva a construção do ensino e aprendizagem, elaborando uma reflexão crítica sobre a temática, permitindo o reconhecimento dos obstáculos que os alunos enfrentam e as possibilidades de inserir esse estudo na disciplina de Física. A pesquisa foi de cunho qualitativo e envolveu uma revisão bibliográfica de artigos produzidos de 2005 a 2014, realizada em três revistas na área do Ensino de Ciências e de Física. Inclui-se também, o desafio de trabalhar os conceitos norteadores, com um aluno do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Caçapava do Sul/RS durante o período de estágio no Grupo de Estudos Orientado (GEO) com o tema: “Física Moderna e Contemporânea: Tecnologia e Meio Ambiente” em que foram apresentados conceitos de Física Quântica, Efeito Fotoelétrico e Astronomia. Os resultados encontrados na investigação permitiram concluir que há poucos trabalhos publicados nessa área que apresentem propostas efetuadas com estudantes de Ensino Médio e abordar FMC articulado a Resolução de Problemas estimula a criatividade, competências e a compreensão dos fenômenos científicos e tecnológicos atuais. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Física moderna e contemporânea | pt_BR |
dc.rights.licence | Acesso Aberto | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Ciências Exatas |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Resolução de problemas como proposta para o ensino e aprendizagem de física moderna e contemporânea no ensino médio..pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???