???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1030
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.creator | Machado, Susete Francieli Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T13:26:40Z | - |
dc.date.available | 2017-02-14T13:26:40Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1030 | - |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.subject | História da química | - |
dc.subject | Ensino de química | - |
dc.subject | Livros didáticos | - |
dc.title | Abordagem da história da química em escolas de ensino médio de Caçapava do Sul/RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo almeja contribuir para a discussão acadêmica da inserção da História da Química no Ensino de Ciências. Teve-se por objetivo analisar qualitativamente se a História da Química vem sendo abordada no Ensino Médio em três escolas do município. Foram realizadas entrevistas com os docentes de Química e investigado se os livros didáticos que os mesmos utilizam para planejar as suas aulas abordam a História da Química. As entrevistas com os docentes foram gravadas, e o conteúdo registrado dessas conversas foi analisado utilizando o método Análise Textual Discursiva – ATD. Os livros didáticos foram analisados utilizando como instrumento de pesquisa as categorias de análise sobre a História da Ciência em livros didáticos. Percebeu-se na pesquisa que os docentes abordam a História da Química, muitas vezes de forma descontextualizada e de modo a deixar de lado importantes reflexões sobre este tema. Observou-se na análise dos livros didáticos, que os materiais e conteúdos sobre a História da Química costumam ser apresentados de forma superficial e objetiva, minimizando discussões sobre a natureza da Química. Desta forma, enfatiza-se, a necessidade de motivar a formação de docentes com experiência nesta área, visto que está presente nos parâmetros nacionais do Ensino de Química no país, e, no entanto não se tem dado a devida relevância na formação acadêmica docente. Ressalta-se também a importância de propiciar estímulos na formação docente para um viés acadêmico que se preocupa com a formação de um professor reflexivo em sua prática profissional. | pt_BR |
dc.rights.licence | Acesso Aberto | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Ciências Exatas |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Abordagem da história da química em escolas de ensino médio de Caçapava do SulRS..pdf | 440.55 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???