???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1029
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.creatorMarques, Sabrina Gonçalves-
dc.date.accessioned2017-02-14T13:26:34Z-
dc.date.available2017-02-14T13:26:34Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1029-
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.titleEnfoque CTS no Brasil: olhar sobre as práticas implementadas no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoPartindo da compreensão de que o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade contempla objetivos educacionais descritos nos documentos oficiais da educação nacional e que as efetivas mudanças na educação ocorrem dentro da sala de aula, realizou-se um mapeamento das propostas elaboradas e implementadas sob o enfoque CTS no Ensino Médio, com atenção especial para aquelas desenvolvidas na componente curricular Física. O presente trabalho constitui-se de pesquisa bibliográfica dos principais eventos da área. Utilizando como metodologia de análise a Análise Textual Discursiva, sendo o corpus de análise composto por 41 produções organizadas em três categorias emergentes: formação continuada de professores, formação inicial de professores e desenvolvimento de pesquisas em educação. Os resultados indicam que há predominância de implementações realizadas no âmbito de pesquisas de pós-graduação e que as ações formativas que visam a formação continuada de professores têm demonstrado avanços ao contemplar objetivos educacionais do enfoque CTS. Dentre as estratégias para o desenvolvimento em sala de aula prevaleceram os debates e casos simulados em torno de controvérsias sócio-científicas e temas globais. Por fim, sinalizase a necessidade de ampliação dos espaços formativos no enfoque CTS, tanto para professores em formação inicial quanto continuada, com ênfase para o tratamento de temáticas que visem a interdisciplinaridade e contextualização do ensino a fim de atingir os objetivos do enfoque CTS.pt_BR
dc.subject.keywordCTSpt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordFormação de professorespt_BR
dc.subject.keywordEnsino de físicapt_BR
dc.rights.licenceAcesso Abertopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Enfoque CTS no Brasil olhar sobre as práticas implementadas no ensino médio..pdf396.85 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???