???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10214
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Flores, Silvia Amélia Mendonça-
dc.creatorVargas, Caroline Ferreira-
dc.date.accessioned2025-06-30T18:30:33Z-
dc.date.available2025-06-28-
dc.date.available2025-06-30T18:30:33Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.identifier.citationVARGAS, Caroline Ferreira. Educação financeira no ensino médio: evidências do ensino público em Santana do Livramento-RS. 22 f. 2024.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Santana do Livramento: Unipampa, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10214-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the level of financial education of high school students at a public school located in Santana do Livramento, RS. Specifically, we sought to characterize the students based on socioeconomic aspects and describe the consumption habits of young people. The research carried out a quantitative, descriptive approach, using the survey method for data collection. Data were collected through the application of questionnaires to 103 high school students, including students in the 1st, 2nd and 3rd years. The sample was predominantly composed of young women, aged between 15 and 19 years. Regarding consumption habits, it was found that most of the participants do not have a credit card and have not yet entered the job market. The results revealed that the level of financial knowledge of students is, for the most part, low, according to calculations previously validated in the literature. Raising this level requires consistent mastery of fundamental financial education concepts, which highlights the need for innovative initiatives to improve financial education, especially among public school students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.titleEducação financeira no ensino médio: evidências do ensino público em Santana do Livramento-RSpt_BR
dc.title.alternativeFinancial education in high school: evidence from public education in Santana do Livramento-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Dutra, Vanessa Rabelo-
dc.contributor.referee2Gonçalves, Margarete Lenza Lopes-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo analisar o nível de educação financeira dos estudantes do ensino médio de uma escola pública localizada em Santana do Livramento, RS. Especificamente, buscou-se caracterizar os estudantes com base em aspectos socioeconômicos e descrever os hábitos de consumo dos jovens. A pesquisa realizou uma abordagem quantitativa, de caráter descritivo, utilizando o método survey para a coleta de dados. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários a 103 estudantes do ensino médio, abrangendo alunos do 1º, 2º e 3º anos. A amostra foi predominantemente composta por jovens do sexo feminino, com idades entre 15 e 19 anos. Em relação aos hábitos de consumo, constatou-se que a maioria dos participantes não possui cartão de crédito e ainda não ingressou no mercado de trabalho. Os resultados revelaram que o nível de conhecimento financeiro dos estudantes é, em sua maioria, baixo, conforme cálculos validados anteriormente na literatura. A elevação desse nível exige o domínio consistente de conceitos fundamentais de educação financeira, o que evidencia a necessidade de iniciativas inovadoras para o aprimoramento da educação financeira, especialmente entre estudantes de escolas públicas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Administração

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Termo_Caroline.pdf159.3 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???