???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10094
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Rocha, Jefferson Marçal da-
dc.creatorQuadro , Vanira Machado de-
dc.date.accessioned2025-04-11T17:03:10Z-
dc.date.available2025-04-10-
dc.date.available2025-04-11T17:03:10Z-
dc.date.issued2025-01-17-
dc.identifier.citationQUADRO, Vanira Machado de. Cartas pedagógicas no processo de formação dos docentes das ciências da natureza do IEEES/Jaguarão-RS. 103 p. 2025. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10094-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a research-intervention carried out at the Espírito Santo State Institute of Education in the municipality of Jaguarão, RS. Its aim was to analyze how the competencies and skills proposed by the BNCC are put into practice, with an emphasis on the area of Natural Sciences, with the expectation of understanding how teachers can the contents of the BNCC, what strategies they use, and to reflect on how they would work on their pedagogical practice within this context. The methodology used was pedagogical intervention, with qualitative and bibliographical research, starting with an analysis of the BNCC and the production of pedagogical letters by the Espírito Santo teaching team. As a product of the intervention, we used, in addition to the letters, the pedagogical clothesline, which summarized the analyses of the teachers who took part in the training. The study showed that the majority of the school's teachers are aware of the BNCC, but point out that it is necessary to relate these proposals to issues such as: valuing teachers, changes in educational plans, the infrastructure conditions of schools and more training courses that can teaching proposals within the social, emotional and financial particularities of our reality. We also conclude the importance of technological and didactic resources as teaching/learning processes, so that the skills and competences of the BNCC can be put into practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBNCC - Base Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.subjectCartas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectBNCC - Common National Curriculum Basept_BR
dc.subjectNatural sciencespt_BR
dc.subjectPedagogical charterspt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleCartas pedagógicas no processo de formação dos docentes das ciências da natureza do IEEES/Jaguarão-RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Jefferson Marçal da-
dc.contributor.referee2Machado, Aniara Ribeiro-
dc.contributor.referee3Schirmer, Saul Benhur-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação resulta da pesquisa-intervenção realizada no Instituto Estadual de Educação Espírito Santo no município de Jaguarão, RS e teve por objetivo analisar o currículo de forma integrada com meus colegas professores e, a partir daí, compreender como é realizada a abordagem das competências e habilidades propostas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) na área das Ciências da Natureza, tendo como referência a intervenção pedagógica com os professores do Instituto Estadual de Educação Espírito Santo (IEEES)/Jaguarão/RS, escola da qual atuo como professora. A metodologia utilizada foi intervenção pedagógica, com pesquisa qualitativa e bibliográfica, começando pela análise da BNCC e a produção de cartas pedagógicas pela equipe docente do Espírito Santo. Como produto da intervenção, utilizamos, além das cartas o varal pedagógico, que sintetizou as análises das/os professoras/es que participaram da formação. O estudo apontou que a maioria dos professores da escola tem conhecimento sobre a BNCC, porém apontam que é preciso relacionar estas propostas com questões como: a valorização dos docentes, as mudanças nos planos educacionais, as condições de infraestrutura das escolas e mais formações de capacitação que desenvolvam propostas de ensino dentro das particularidades sociais, emocionais e financeiras da nossa realidade. Conclui-se também a importância dos recursos tecnológicos e didáticos como processos de ensino/aprendizagem, para que as habilidades e competências da BNCC possam ser efetivadas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Vanira Machado de Quadro.pdfVanira Machado de Quadro 20254.71 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???