???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10088
Tipo: | Dissertação |
metadata.dc.title: | Relação universidade e escola na perspectiva dos discentes do curso de pedagogia da Unipampa – campus Jaguarão |
Autor(es): | Garaialdi , Jocelaine Gomes |
Primeiro Orientador: | Selbach, Paula Trindade da Silva |
1° Membro da banca: | Selbach, Paula Trindade da Silva |
2° Membro da banca: | Machado, Juliana Brandão |
3° Membro da banca: | Gritti, Silvana Maria |
4° Membro da banca: | Schumacher, Jane |
metadata.dc.contributor.referee5: | Oliveira, Everton Fêrrêr de |
Resumo: | Este Relatório Crítico-Reflexivo é resultado de uma pesquisa intervenção a partir do tema relação universidade e escola, na perspectiva dos discentes. O contexto do presente estudo foi o curso de Pedagogia da Unipampa – Campus Jaguarão. Teve como objetivo do conhecimento compreender a perspectiva dos discentes do curso de Pedagogia da Unipampa – Campus Jaguarão, quanto à relação universidade e escola; e como objetivo da ação proporcionar um espaço de reflexão aos discentes do Curso de Pedagogia da Unipampa – Campus Jaguarão, referente sua perspectiva quanto à relação universidade e escola. O referencial teórico constituiu se a partir da relação universidade e escola, corroborando Romanowski et al. (2017) ao afirmar que trata-se de articulação entre assuntos e áreas de conhecimento com a prática onde, nesta relação, ambos completam-se. A metodologia de abordagem qualitativa realizada foi a pesquisa intervenção que, segundo Damiani (2013), é regida pelo qualitativo, tem o propósito de produzir mudanças e tem como finalidade contribuir para a solução de problemas práticos. Na fase inicial houve o diagnóstico, realizado através de questionário e após, no desenvolvimento deste estudo, a realização de Oficina Pedagógica, tendo como sujeitos os discentes do curso de Pedagogia da Unipampa – Campus Jaguarão. As categorias encontradas foram: práticas pedagógicas como componentes curriculares que aconteçam nas escolas; participação em Programas que levam a inserção nas escolas; o estágio não obrigatório e a possibilidade de relação universidade e escola; os Estágios Obrigatórios no currículo do Curso de Pedagogia; contribuições quanto à relação universidade e escola a partir do PPC. Após análise baseada em Moraes (2011), foi possível identificar as inserções dos discentes nos espaços escolares a partir do Projeto Pedagógico de Curso e considerar a efetiva oportunidade para essa inserção e a necessidade de avaliar as práticas educativas nos componentes curriculares. Foi oportunizado espaço para contribuição dos discentes referente à relação universidade e escola. Diante do que foi explanado, dos desafios suscitados, este estudo destaca a relevância do tema relação universidade e escola. |
Abstract: | This Critical-Reflective Report is the result of an intervention research based on the theme of the relationship between university and school, from the perspective of the students. The context of the present study was the Pedagogy course at Unipampa – Jaguarão Campus. The objective of knowledge was to understand the perspective of the students of the Pedagogy course of Unipampa – Jaguarão Campus, regarding the relationship between university and school; and as an objective of the action to provide a space for reflection to the students of the Pedagogy Course of Unipampa – Jaguarão Campus, referring to their perspective on the relationship between university and school. The theoretical framework was constituted from the relationship between university and school, corroborating Romanowski et al. (2017) by stating that it is an articulation between subjects and areas of knowledge with practice where, in this relationship, both complement each other. The methodology of qualitative approach carried out was the intervention research that, according to Damiani (2013), is governed by the qualitative, has the purpose of producing changes and aims to contribute to the solution of practical problems. In the initial phase there was the diagnosis, made through a questionnaire and then, in the development of this study, the realization of a Pedagogical Workshop. The categories found were pedagogical practices as curricular components that happen in schools; participation in programs that lead to insertion in schools; the non-compulsory internship and the possibility of a university-school relationship; the Mandatory Internships in the curriculum of the Pedagogy Course; contributions regarding the relationship between university and school from the PPC. After analysis based on Moraes (2011), it was possible to identify the insertions of students in school spaces from the Course Pedagogical Project and consider the effective opportunity for this insertion and the need to evaluate educational practices in the curricular components. Space was provided for the contribution of students regarding the relationship between university and school. From what has been explained, from the challenges raised, this study highlights the relevance of the theme between university and school. |
metadata.dc.subject: | Relação universidade e escola Formação inicial de professores Projeto Pedagógico do Curso Prática como componente curricular Inserção nos espaços escolares Relationship between the university and the school Initial teacher's training Pedagogical Project of the Course Practice as a curricular component Insertion at school spaces |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
metadata.dc.identifier.citation: | GARAIALDI, Jocelaine Gomes. Relação universidade e escola na perspectiva dos discentes do curso de pedagogia da Unipampa – campus Jaguarão. 116 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10088 |
metadata.dc.date.issued: | 5-May-2023 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Profissional em Educação |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Jocelaine Gomes Garaialdi.pdf | Jocelaine Gomes Garaialdi 2023 | 1.84 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???