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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Uma análise da rejeição da gramática normativa ao uso do demonstrativo anafórico “mesmo” (e flexões) no Português Brasileiro
Autor(es): Paiva, Elaine Madruga
Primeiro Orientador: Souza, Adriano de
1° Membro da banca: Souza, Adriano de
2° Membro da banca: Simioni, Leonor
3° Membro da banca: Teixeira, Isabel Cristina Ferreira
Resumo: Este trabalho investiga a rejeição normativa ao uso anafórico do demonstrativo “mesmo” e flexões no português brasileiro, analisando suas implicações e propondo uma compreensão crítica das normas linguísticas que regulam essa prática. O estudo parte do objetivo de compreender a origem da proibição e identificar os fatores que a tornam especialmente marcante nos dispositivos normativos do português brasileiro. Sob uma abordagem qualitativa e bibliográfica, a pesquisa recorre, primeiramente, a uma revisão não sistemática de literatura sobre o item linguístico em análise. Em um segundo momento, apresenta-se a análise da classe dos demonstrativos, centrando-se nos conceitos apresentados por Castilho (2015), que esclarece a distinção entre demonstrativos neutros e não neutros. O referido percurso empreendido permite ressaltar que o uso anafórico de “mesmo” é frequente em contextos formais, aparecendo em textos acadêmicos e outros documentos escritos. Esse fenômeno é discutido com base nos estudos de Pereira (2013) e Amorim (2009), que demonstram que o uso do “mesmo” como mecanismo de retomada textual possui precedentes históricos e estilísticos na língua portuguesa, desde o período colonial. Por fim, em diálogo com Faraco (2008), discute-se os limites da “norma curta”, uma versão excessivamente rígida e dogmática das normas linguísticas e os problemas que ela impõe ao uso da língua. O estudo conclui que a manutenção da norma-padrão sem levar em conta os usos concretos da chamada norma culta brasileira, limita-se a um formalismo que não atende à vivacidade do português brasileiro atual.
Abstract: This work investigates the normative rejection of the anaphoric use of the demonstrative “mesmo” (same) and inflections in Brazilian Portuguese, analyzing their implications and proposing a critical understanding of the linguistic norms that regulate this practice. The study aims to understand the origin of the prohibition and identify the factors that make it especially notable in the normative provisions of Brazilian Portuguese. Under a qualitative and bibliographical approach, the research first uses a non-systematic literature review on the linguistic item under analysis. Secondly, the analysis of the class of demonstratives is presented, focusing on the concepts presented by Castilho (2015), which clarifies the distinction between neutral and non-neutral demonstratives. The aforementioned path undertaken allows us to highlight that the anaphoric use of “same” is frequent in formal contexts, appearing in academic texts and other written documents. This phenomenon is discussed based on studies by Pereira (2013) and Amorim (2009), which demonstrate that the use of “same” as a mechanism for textual resumption has historical and stylistic precedents in the Portuguese language, since the colonial period. Finally, in dialogue with Faraco (2008), we discuss the limits of the “short norm”, an excessively rigid and dogmatic version of linguistic norms and the problems it imposes on the use of language. The study concludes that maintaining the standard norm without taking into account the concrete uses of the so-called Brazilian standard is limited to a formalism that does not meet the vivacity of current Brazilian Portuguese.
metadata.dc.subject: Pronome demonstrativo
Português brasileiro
Gramática normativa
Anáfora
Norma-padrão
Uso linguístico
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: PAIVA, Elaine Madruga . Uma análise da rejeição da gramática normativa ao uso do demonstrativo anafórico “mesmo” (e flexões) no Português Brasileiro. 2024. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português e Literatura da Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10051
metadata.dc.date.issued: 17-Dec-2024
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