???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10004
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Klein, Eloísa Joseane da Cunha-
dc.creatorMancilia, Luciane Borges-
dc.date.accessioned2025-02-14T19:35:18Z-
dc.date.available2025-02-14-
dc.date.available2025-02-14T19:35:18Z-
dc.date.issued2024-12-03-
dc.identifier.citationMANCILIA, Luciane Borges. A construção de sentido sobre informações em circulação no Tiktok: pesquisa com consumidores em São Borja/RS. 2024. 81 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10004-
dc.description.abstractThis undergraduate monograph proposes an analysis of how meaning is constructed in information on TikTok, based on an ethnomethodological study conducted with students from the Youth and Adult Education (EJA) program at a school in São Borja, Rio Grande do Sul. The research aims to examine how individuals understand the meanings present in verified information and disinformation, offering significant contributions to future studies on the topic. The research question is: How do students from the Youth and Adult Education (EJA) program understand and interpret the information presented on TikTok, particularly in videos that contain disinformation, and how do elements such as images, redundancy, and personal accounts influence their perception of the content's credibility? The research consisted of presenting videos and applying forms containing questions that refer to elements contained in audiovisual content. These methods sought to explore how young people accessing information via TikTok perceive and reflect on journalistic content and videos containing inaccuracies or disinformation circulating on this social media platform. The results indicate that some users of the social network recognize that the videos presented may contain some level of misinformation or even a lack of verification. However, when asked to give their opinion on the use of text, redundancy, image and mobilization techniques, they tend to assimilate opinionated videos (even those with misinformation) as a factual report, capable of being shared among their contacts. Therefore, the presence of redundancy and firm speech is very important, as it leads to confusion and/or persuasion that what is cited is factual. Furthermore, it is shown that viewers place greater trust in content made up mostly of images and personal stories, than in those that mention the steps of how everything happened. Furthermore, how information is structured and presented on digital platforms has a great influence on user perception, especially among young audiences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTikTok (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectComunicação de massa – Audiênciapt_BR
dc.subjectDivulgação de informaçãopt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectVeracidade e falsidadept_BR
dc.subjectDisinformationpt_BR
dc.subjectMass Communication – Audiencept_BR
dc.titleA construção de sentido sobre informações em circulação no Tiktok: pesquisa com consumidores em São Borja/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1576201245901281pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4478473359082044pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Eduardo Vieira da-
dc.contributor.referee2Drummond, Daniela Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3711526372128239pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0076894933720141pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) propõe uma análise sobre a construção de sentido das informações no TikTok, com base em uma pesquisa etnometodológica realizada com estudantes de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola da cidade de São Borja, no Rio Grande do Sul. O objetivo da pesquisa é analisar sobre como as pessoas compreendem os sentidos presentes na informação verificada e na desinformação, trazendo contribuições para estudos posteriores sobre o assunto. A questão-problema é: como os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) compreendem e interpretam as informações presentes no TikTok, especialmente em vídeos que contêm desinformação, e de que maneira elementos como imagens, redundância e relatos pessoais influenciam sua percepção sobre a veracidade do conteúdo? A pesquisa consistiu na apresentação de vídeos e aplicação de formulários contendo questões que remetem aos elementos contidos em conteúdos audiovisuais. Esses métodos visam explorar como jovens que acessam informações pela plataforma do TikTok compreendem e refletem sobre informações jornalísticas e vídeos que contêm incorreções ou desinformação que circulam nesta mídia social. Os resultados apontam que alguns usuários da rede social reconhecem que os vídeos apresentados podem conter algum nível de desinformação ou até mesmo falta de checagem. Entretanto, quando solicitados a opinar sobre o uso de técnicas de texto, redundância, imagens e mobilização, tendem a assimilar vídeos opinativos (mesmo aqueles com desinformação) como um relato factual, passível de ser compartilhado entre seus contatos. Com isso, a presença da redundância e da fala firme se mostra muito importante, pois leva a confundir e/ou persuadir que aquilo que é citado é factual. Ainda, mostra-se que os espectadores apostam maior confiança em conteúdos compostos na sua maioria por imagens e relatos pessoais, do que naqueles que citam o passo de como tudo aconteceu. Além disso, como a informação é estruturada e apresentada nas plataformas digitais exerce grande influência sobre a percepção dos usuários, especialmente entre o público jovem.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Jornalismo

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Luciane Borges Mancilia 2024.pdf1.52 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???